OPERAÇÃO

Vale terá reforço de policiamento com 'saidinha' de presos

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Polícia Militar ganha reforço
Polícia Militar ganha reforço

A partir desta terça-feira (18), aproximadamente 3.000 presos devem deixar temporariamente os presídios da região do Vale do Paraíba por conta da segunda saída temporária do ano, conhecida popularmente como “saidinha”. O retorno está previsto até as 17h da próxima segunda-feira (24). A medida é válida apenas para presos que tinham o direito adquirido antes das mudanças na legislação penal sancionadas em 2024.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Em entrevista ao Brasil Urgente Vale, o comandante do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), coronel Luiz Alves, afirmou que a Polícia Militar vai reforçar o policiamento durante todo o período, com apoio de tropas especializadas de São Paulo, como a ROTA, o Choque, o Comando de Policiamento Rodoviário, a Cavalaria e o Comando de Aviação da PM (CAV-PM), além das unidades locais como o Baep e forças táticas.

“O detento em saída temporária precisa seguir regras, como permanecer em casa após as 18h, não frequentar locais com venda de bebidas alcoólicas ou portar substâncias ilícitas. Vamos fiscalizar rigorosamente e, em caso de descumprimento, o preso poderá ser reconduzido ao sistema prisional”, afirmou o coronel.

A PM também utilizará o sistema de reconhecimento facial do Projeto Vida, ferramenta desenvolvida em cooperação com o Tribunal de Justiça e a Secretaria da Segurança Pública. O sistema permite o monitoramento de apenados e o envio rápido de informações ao Judiciário, facilitando a retomada da prisão em caso de irregularidades.

Segundo o comandante, operações em adegas e locais de alta incidência de crimes, intensificadas desde novembro, resultaram na prisão de mais de 1,5 mil pessoas, apreensão de cerca de 200 armas de fogo e captura de aproximadamente 800 foragidos na região.

Em paralelo à saidinha, a Operação Inverno 2024 será antecipada e lançada oficialmente nesta quarta-feira (19), em Campos do Jordão, com reforço de efetivo nas cidades da Serra da Mantiqueira e em todo o Vale do Paraíba, incluindo rotas turísticas.

A Polícia Militar reforça o pedido para que a população colabore com denúncias por meio dos telefones 190 e 181 (Disque Denúncia). “A população é peça-chave para identificarmos e retirarmos criminosos de circulação. Servir e proteger é nosso compromisso permanente”, finalizou o coronel Alves.

Comentários

Comentários