
Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite de sexta-feira (13) por tráfico de drogas e tentativa de corrupção ativa, no bairro Conjunto São Benedito, em Jacareí. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil no plantão da Delegacia Seccional do município.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 18h30, uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina quando avistou o suspeito dispensando uma sacola plástica sob um trailer na Rua Dorni Leal Moreira. Durante a abordagem, o jovem apresentou sinais de nervosismo. Nada de ilícito foi encontrado com ele, mas na sacola havia 16,56 gramas de crack, divididos em 20 porções, acondicionadas em potes plásticos.
Durante a ação, o adolescente teria tentado subornar os policiais oferecendo um tijolo de maconha para ser liberado, o que configurou, segundo o delegado de plantão, o crime de corrupção ativa. Diante dos fatos, o jovem foi conduzido à delegacia, onde permaneceu em silêncio durante o interrogatório, amparado pelo direito constitucional de não produzir provas contra si.
O delegado Alan Barcelos de Azevedo determinou a apreensão em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes, previsto no artigo 333 do Código Penal. Os entorpecentes foram encaminhados para perícia no Instituto de Criminalística e o celular do suspeito, de marca não identificada, também foi apreendido.
Em despacho fundamentado, o delegado solicitou à Justiça a conversão da apreensão em internação provisória, alegando risco à ordem pública, reincidência e tentativa de obstrução da ação policial. O jovem foi encaminhado ao Centro de Triagem de Jacareí, onde permanece à disposição da Justiça.
A ocorrência foi registrada como crime contra a saúde pública e contra a administração pública, tendo como vítimas o Estado e a sociedade. A polícia segue com as investigações.