
O governo de São Paulo confirmou o pagamento de R$ 544 milhões em bônus por desempenho para servidores da rede estadual de ensino, com depósito marcado para esta sexta-feira (25). No Vale do Paraíba, 7.553 profissionais da educação serão beneficiados, recebendo no total 16,9 milhões. O valor representa um aumento significativo em relação ao ano passado, quando foram distribuídos 208 milhões para 39,2 mil servidores.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O bônus é resultado da melhora no desempenho das escolas no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Pela primeira vez em uma década, houve avanços em língua portuguesa e matemática em todas as séries avaliadas. O destaque ficou para o 2º ano do Ensino Fundamental, que registrou crescimento de 45,3% em matemática e 28% em português. Das 5.000 escolas estaduais, 1.523 atingiram as metas ouro ou diamante, garantindo bonificação de um ou dois salários, respectivamente.
O secretário da Educação, Renato Feder, explicou que o cálculo do bônus foi reformulado este ano para incluir notas de todas as séries e disciplinas avaliadas, além de fatores como frequência dos alunos e participação nas provas. As metas também foram ajustadas conforme o perfil de cada escola, considerando ciclo escolar e vulnerabilidade dos estudantes. "Esses resultados são fruto do esforço de toda a rede nos últimos dois anos", afirmou Feder. A expectativa é que o reconhecimento financeiro incentive ainda mais a qualidade do ensino na rede pública estadual.