O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SJK Airport) participou, nesta sexta-feira (11), da cerimônia de assinatura do termo de adesão ao Sandbox Regulatório de Vertiportos, iniciativa pioneira promovida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O evento é um passo histórico para a implantação dos primeiros vertiportos experimentais do Brasil, reforçando o papel de protagonismo do município no avanço da mobilidade aérea urbana.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O plano de implantação foi desenvolvido em parceria com a VertiMob Infrastructure, e conta com o apoio de empresas de peso na indústria aeronáutica, como EVE, Dassault Systèmes, Voar e EngeletricaSul. Juntas, essas organizações promovem uma articulação inovadora voltada à construção de um novo modelo operacional para a aviação do futuro.
O vertiporto experimental será instalado na área de run-up do SJK Airport, setor normalmente destinado a testes de motor. Com a formalização do termo de adesão, as equipes técnicas iniciam agora uma etapa de simulações e análises operacionais, com previsão de início das operações experimentais em 2026, quando os primeiros eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) deverão estar prontos para voar.
Comentários
1 Comentários
-
Claudio Lemes Louzada 11/04/2025Não existe carro voador, assim como, não existe avião automóvel. Essa nova máquina é conhecida como VERTICAL, tanto é que o aeroporto dedicado a eles é chamado de Vertiporto.