
Um motim em penitenciária do Vale do Paraíba mobilizou agentes penitenciários e equipes da Célula de Intervenção Rápida, após tumulto e agressões entre presos no pátio do Pavilhão 8, do complexo Penal de Potim. O caso foi registrado como lesão corporal e motim de presos e aconteceu na manhã da última sexta-feira (4).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O episódio teve início por volta das 8h20, durante o procedimento de liberação dos presos para o banho de sol. Ao abrir a cela 8, um agente penitenciário foi surpreendido por um tumulto generalizado. Detentos bloquearam celas com objetos e se recusaram a obedecer ordens para retorno imediato, dando início a confrontos físicos.
O alarme de emergência foi acionado. A direção do Complexo Penal e outros policiais penais chegaram ao local e constataram o início do motim. Devido à recusa dos presos em cessar o tumulto, foi acionada a Célula de Intervenção Rápida, com anuência da juíza corregedora responsável.
A intervenção teve início às 8h45, com uso controlado de força e técnicas de contenção. A situação foi controlada por volta das 11h15 com apoio do 6º Grupo de Intervenção Rápida de Taubaté.
Durante a confusão, diversos presos entraram em luta corporal. Três detentos sofreram ferimentos graves e foram encaminhados à Santa Casa de Aparecida. Outros foram atendidos na enfermaria da unidade. Presos identificados como agressores e insubordinados foram isolados preventivamente em celas disciplinares.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Potim. O delegado titular ficou responsável pela apreciação do ocorrido. Foi emitida requisição ao IML (Instituto Médico Legal) para exame das vítimas.