
Após a vitória sobre o arquirrival São José na última quarta-feira (19), garantindo vaga nas semifinais da Série A-2, o Taubaté postou um vídeo nas redes sociais comparando a vitória com o duelo de 1979.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Naquela ocasião, o Burro da Central venceu o São José por 2 x 1, no antigo Parque Antártica, em São Paulo, e sagrou-se campeão da Divisão Intermediária do Campeonato Paulista. E as semelhanças com o último jogo entre as duas equipes são realmente impressionantes. Será agora o ‘Eterno 2025’?
“O que ‘assusta’ é que a semelhança foi quase total no primeiro tempo”, diz o jornalista Bruno Castilho, autor do documentário “1979: Relatos de uma conquista histórica”.
Jogos.
Na última quarta, no Joaquinzão, em Taubaté, o Burro fez o gol da vitória aos 7 minutos do primeiro tempo. A bola veio cruzada da esquerda, assim como em 1979, e contou com falha do goleiro Ariel, do São José, que soltou a bola nos pés de Guthierres, que mandou livre para o fundo da rede.
Na disputa de 1979, Amauri marcou o primeiro gol do Taubaté aos 2 minutos do primeiro tempo, de cabeça. A bola também veio cruzada da esquerda, em lance semelhante ao último jogo.
Outro detalhe marcou as duas partidas: ambas tiveram pênalti defendido pelo goleiro do Taubaté. “O pênalti [de 2025] foi cobrado no gol do lado direito da cabine e no canto direito do goleiro. Assim como em 79. E os dois goleiros usando camisa cinza”, destaca Castilho.
Em 1979, Wagner, arqueiro do Burro da Central, pegou o pênalti cobrado pelo zagueiro Darci, do São José. Na última quarta, o joseense Thiago Rubim foi derrubado na área pelo goleiro Douglas Baldini. O próprio Rubim bateu no canto direito para a defesa de Douglas, incendiando a torcida do Burrão.
Para completar o placar de 1979, Tata, do São José, descontou de falta aos 14 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, aos 30 minutos, depois de um intenso bate e rebate na área do São José, Antônio Carlos empurrou para a rede e desempatou para o Taubaté.
Vitória lá e vitória cá, para alegria dos torcedores do Burro da Central. E mais um episódio na galeria dos históricos confrontos entre Taubaté e São José.