O telejornal “Boletim Legislativo” da TV Câmara de São José dos Campos exibiu uma série especial de reportagens sobre os desafios atuais da gestão pública municipal. De 17 a 21 de fevereiro, a cada dia abordando um tema diferente: saúde; educação; mobilidade urbana; sustentabilidade e segurança.
Nas matérias, especialistas, vereadores e representantes de órgãos públicos relacionados a cada área comentam dados representativos da realidade joseense. Por exemplo, São José dos Campos conta com 180 escolas municipais que atendem 80 mil alunos, das quais 102 de educação infantil e 78 de ensino fundamental, sendo 50 em período integral. Mais 64 unidades estaduais de ensino com 40 mil estudantes matriculados em 2025. Entre os desafios estão aumentar a oferta de vagas em creches e investir na valorização dos professores.
Na saúde, as atribuições do município abrangem atenção básica, serviços de urgência e programas preventivos. São 45 UBS, 6 UPA e 2 hospitais, somando mais de 7 mil profissionais. No ano passado, as unidades de atenção primária prestaram 2,3 milhões de atendimentos entre consultas médicas, aplicações de vacinas e visitas domiciliares. O Hospital Municipal realizou em média 2 mil cirurgias por mês. O SAMU recebe 17 mil chamados por mês, dos quais cerca de 5 mil resultam em envio de ambulância após triagem. A rede pública da cidade é referência na região do Vale do Paraíba e isso tem um impacto, pois embora São José dos Campos tenha uma população de 730 mil habitantes, há mais de 1 milhão de usuários SUS cadastrados na rede municipal (CRA - cadastro de regulação ambulatorial. Outros desafios são o reajuste dos valores repassados a entidades filantrópicas para a atenção especializada (tabela SUS) e reduzir filas para exames, consultas e retornos com médicos especialistas e procedimentos cirúrgicos.
Na mobilidade, o trabalho envolve o gerenciamento do trânsito por meio da engenharia de tráfego, obras de infraestrutura e manutenção, recapeamento, sinalização de calçadas e faixas preferenciais, além das demandas dos usuários do transporte coletivo, como alteração de itinerário das linhas de ônibus, ampliação de frota e monitoramento das condições dos veículos. A cidade ainda conta com 178 km de ciclovias e passará para um sistema de transporte com ônibus elétricos após a conclusão da licitação de concessão.
Na área ambiental, as medidas tomadas pela administração abrangem plano de macrodrenagem; cadastro de 95% do patrimônio arbóreo com identificação digital; previsão legal do uso de técnicas e materiais sustentáveis no Código de Obras, entre outras políticas públicas relacionadas ao ordenamento territorial. Ainda demandam esforços do poder público a qualidade dos rios urbanos em conjunto com a concessionária de abastecimento e esgoto, a proteção dos mananciais, restauração florestal e a conscientização no combate ao descarte irregular de resíduos e reciclagem.
Na segurança pública, o programa São José Unida visa integrar as forças de segurança para o uso estratégico da tecnologia e ações conjuntas para a redução dos índices criminais. No último ano, os homicídios dolosos diminuíram 52%: de 44 em 2023 para 21 em 2024. O número de furtos de veículos caiu 45%: de 1220 para 665. Redução também nos casos de roubos: 1196 em 2023 contra 922 no último ano. São desafios o combate ao crime organizado e o chamado fluxo, festas na rua que causam perturbação do sossego na vizinhança.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira às 14h e a série completa será veiculada no “Semana Legislativa”, no sábado às 11h30, com reprise às 19h e no domingo às 17h30. As reportagens também ficam disponíveis para assistir no Youtube.