O Taubaté deu um chute a gol, mas marcou duas vezes. E venceu o Grêmio Prudente por 2 a 1, de virada, na tarde deste sábado (22), no estádio Prudentão, em Presidente Prudente, em jogo válido pela 12ª rodada da primeira fase da Série A-2 do Campeonato Paulista, com direito a gol contra salvador.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Assim, o Burro da Central, sob comando do técnico Alberto Félix, sobe para o quarto lugar, com 19 pontos e ultrapassa o próprio adversário. Além disso, fica muito perto da classificação para a segunda fase. Já o Prudente, do treinador Sergio Guedes, fica com 18 pontos e caiu para o quinto lugar.
Na próxima rodada, o time da região volta a jogar na quarta-feira (26), quando visita o Ituano, a partir das 19h, no estádio Novelli Junior, em Itu. Por sua vez, o Grêmio Prudente joga no mesmo dia, a partir das 15h, quando visita o lanterna Rio Claro.
O jogo
No primeiro tempo, o Taubaté começou recuado e, aos 4min, quase levou o primeiro gol, quando Douglas Santos escapou livre pela esquerda, avançou e bateu cruzado, com o goleiro Paulo Mazoti, estreando no Burrão, desviou para escanteio.
Mas, o time da região encontrava muitas dificuldades para sair e viu os donos da casa em cima. Aos 14min, veio cruzamento da esquerda e Wallace, de cabeça, desviou no canto esquerdo, fazendo 1 a 0 para o Prudente.
O gol acordou o Burrão, que saiu mais para o jogo e teve uma chance aos 22min, quando veio um cruzamento da direita, com Gleisinho, onde o goleiro dos donos da casa interceptou e defendeu.
No entanto, o Grêmio era superior e quase ampliou aos 28min, quando Jonatha avançou pela direita, entrou na área e bateu cruzado. Mas, Paulo Mazoti tirou com o peito e fez a defesa.
Apático, o Taubaté não criou praticamente nada até o final do primeiro tempo e não deu um chute em direção ao gol. E foi para o intervalo com derrota parcial por 1 a 0.
Segundo tempo
Na etapa final, o Burro da Central tentou voltar mais ofensivo, mas também ficava mais exposto aos contra-ataques. E, aos 9min, Douglas Santos mandou uma bomba, em chute cruzado, que bateu no lado de fora da rede.
Acuado, o Taubaté viu os donos da casa chegarem de novo com perigo, agora com Lucas Marques, que cruzou para Caio Mancha, que recebeu na entrada da pequena área, mas mandou por cima.
E, quando o jogo estava complicado para o Burrão, Gleisinho foi derrubado por Junior Sergipano na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Alison, que entrou na segunda etapa, mandou no canto esquerdo e deixou tudo igual: 1 a 1.
Em seguida, o time da casa quase desempatou, em finalização que novamente Paulo Mazoti fez defesa espetacular. Mas, o Taubaté estava com sorte e, aos 34min, após cobrança de escanteio pela direita, Santana cabeceou contra o próprio gol e fez gol contra: era a virada do Burrão, 2 a 1.
Desesperado, o time da casa foi para cima e acertou o travessão aos 40min, em mais uma chegada perigosa que o Taubaté se salvou.
Depois, aos 45min, Jonatha perdeu outra chance, essa da entrada da área, em chute que passou à direita do goleiro. Mas, no final, o Burrão conseguiu se segurar e segurou a importante vitória.
Ficha técnica
Grêmio Prudente
Omar; Lucas Marques, Caio César (Kauan), Junior Sergipano e Kaio Cristian (Ângelo Chaves); Nonato (Santana), Curuá, Douglas Santos e Wallace (Brada); Jonatha e Caio Mancha (Vinícius). Técnico: Sergio Guedes.
Taubaté
Paulo Mazoti; Thiaguinho, Frazan, Luanderson e Ailton Santos; Éder (Chico), Fernando (Vinícius Kiss), Gleisinho (Caio Fernando) e Guthierres; Miguel (Allison) e Matheus Batista. Técnico: Alberto Félix.
Gols: Wallace, aos 14min do 1º tempo; Alison (pênalti), aos 16min, Santana (contra) aos 34min do 2º tempo. Árbitro: Gustavo Holanda Souza. Local: estádio Prudentão, em Presidente Prudente. Data: sábado, 22 de fevereiro de 2025. Cartões amarelos: Kaio Cristian, Wallace (P); Éder, Paulo Mazoti (T)