
Moradores de São José dos Campos foram surpreendidos por uma forte chuva com granizo na tarde desta terça-feira (18). O fenômeno ocorreu após uma onda de calor intenso que fez os termômetros chegarem perto dos 36°C na cidade. De acordo com relatos, a chuva com granizo foi registrada em bairros como Jardim Satélite, Jardim Paulista, Ismêmia, Centro e regiões da zona norte. Até o momento, não há informações sobre alagamentos ou transtornos causados pela tempestade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Na região, cidades como Taubaté e São Luiz do Paraitinga enfrentaram as maiores temperaturas do ano e do verão. Segundo os equipamentos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 35,6°C em Taubaté e 34,8°C em São Luiz às 15h desta terça-feira (18). Em Cachoeira Paulista, os sensores do Inmet estão fora de operação, mas na segunda-feira (17), a cidade igualou o recorde de temperatura do ano, atingindo 35,1°C, mesma marca registrada em 20 de janeiro.
Já em Campos do Jordão, onde as temperaturas costumam ser mais amenas, os termômetros registraram 27,5°C nesta terça-feira (18), contra 28,6°C no último recorde, em 19 de janeiro.
Segundo o instituto de meteorologia MetSul, um bloqueio atmosférico atípico para fevereiro deve continuar atuando nos próximos dias, mantendo o calor extremo em várias cidades do estado de São Paulo e do Sudeste como um todo. A expectativa é de que o pico das temperaturas ocorra nesta quarta-feira (19), com marcas podendo superar os 36°C em diversas localidades.
Os meteorologistas alertam para a continuidade das altas temperaturas e a possibilidade de novas pancadas de chuva ao longo da semana.