Um menino de 12 anos, identificado como Danilo Rodrigues de Souza, foi encontrado sem vida na Praia Grande, em Ilhabela, após ter desaparecido na tarde deste domingo (16).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe recebeu um chamado por volta das 16h relatando o sumiço da criança na região da Igrejinha, um ponto de referência no meio da praia. O pedido de socorro foi feito pelo pai da vítima, Diego Rodrigues, que informou inicialmente não saber se o filho havia saído da água ou submergido. Segundo ele, momentos antes, Danilo brincava na parte rasa do mar com outras duas crianças. No entanto, ao guardar o celular após filmar a cena, notou que o menino não estava mais no local.
Por ser morador da região e o avô da vítima viver nas proximidades, a família inicialmente acreditou que o garoto tivesse ido para a casa do parente, como já havia feito em outras ocasiões. O pai chegou a informar um guarda-vidas temporário sobre o desaparecimento, mas cogitou que o filho pudesse estar na residência do avô ou na Praia do Julião, outro local que ele costumava frequentar. Além disso, relatou que Danilo era diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que poderia ter influenciado seu deslocamento sem aviso prévio.
Diante da incerteza sobre a localização do menino, a equipe de busca e salvamento foi acionada imediatamente. Ao chegar ao local, os agentes iniciaram as buscas com a técnica de três tempos e montaram uma linha de varredura no mar. Pouco tempo depois, encontraram Danilo submerso. Ele foi retirado da água já em parada cardiorrespiratória, e os bombeiros iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar.
A lancha chegou ao local para reforçar o resgate, e os procedimentos de RCP continuaram até a chegada do Samu. A vítima foi encaminhada ao Hospital Mário Covas, em Ilhabela, com o apoio de uma médica presente na praia. Apesar de todos os esforços, a equipe médica do hospital constatou a morte de Danilo Rodrigues de Souza.
Danilo será velado na manhã desta segunda-feira no cemitério da Vila, em Ilhabela.