
As fortes chuvas que atingiram o Vale do Paraíba nas últimas horas provocaram alagamentos, quedas de árvores e barreiras, além de uma intensa atividade elétrica. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registradas 3.520 quedas de raios na região, sendo que 1.117 tocaram o solo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Em São José dos Campos, a tempestade foi severa e gerou diversos transtornos. Pelo menos três vídeos compartilhados por moradores registraram descargas elétricas atingindo diferentes pontos da cidade, incluindo o Jardim Alvorada, a Vila Industrial e uma árvore que pegou fogo no Jardim Urbanova.
Além disso, no distrito de Eugênio de Melo, quatro vacas prenhas morreram após serem atingidas por um raio enquanto estavam sob uma árvore em uma propriedade rural.
A MetSul Meteorologia informou que a maior intensidade das descargas elétricas ocorreu no final da tarde, acompanhada por fortes rajadas de vento e precipitação intensa.