Começa nesta sexta-feira (14), no Santuário Nacional de Aparecida, a 17º Romaria do Terço dos Homens, evento que reuniu cerca de 80 mil homens de diversas regiões do Brasil em 2024. Eles participaram das atividades pastorais voltadas ao movimento.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A expectativa é que um número ainda maior de devotos compareça ao encontro nacional em 2025, fortalecendo sua espiritualidade no Ano Santo em Aparecida.
A programação segue até o dia 16 de fevereiro, com missas, vigília, procissão, oração do terço e consagração à Senhora Aparecida. O tema central do encontro faz menção ao ano jubilar da Igreja Católica: “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança”. O lema foi extraído da Carta aos Romanos (12,12), que reforça essa vivência: “Fortes na fé, alegres na esperança”.
O missionário redentorista Irmão João Batista de Viveiros destaca que, neste Ano Jubilar, o papa Francisco convida toda a Igreja a refletir sobre o tema “Peregrinos da Esperança”. Segundo ele, a Romaria do Terço dos Homens não poderia ter outro tema senão a esperança.
“A oração nos conduz à intimidade com Jesus, pois é Ele quem desperta e fortalece a esperança em nossos corações. Não existe esperança sem Deus, sem essa relação profunda com Ele e sem a vivência da fé”, disse o missionário.
Programação.
A romaria tem início com a acolhida dos grupos no Altar Central, às 18h30, seguida da missa de abertura, às 19h30. Mais tarde, às 20h45, os homens são convidados para a Procissão Luminosa, encerrando a noite com a vigília na Capela do Santíssimo, das 23h às 5h45.
No sábado (15), a programação tem início logo ao amanhecer, com a acolhida dos romeiros na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, entre 6h e 7h30. Em seguida, às 7h30, acontece a Missa Solene, também na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, reunindo milhares de homens em oração.
Na parte da tarde, às 13h15, ocorre a acolhida dos diversos grupos do Terço dos Homens no Altar Central, seguida pelo Terço Solene e pela Consagração, que se estendem até as 15h30.
O sábado termina com o show "Canções de Amor e Fé", às 20h30, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, proporcionando um momento especial de música e espiritualidade para os participantes.
No domingo (16), às 6h45, acontece a "Escola de Maria" no Altar Central, onde os devotos aprofundam sua espiritualidade mariana. Logo após, às 8h, ocorre a Missa de Envio, marcando o encerramento oficial da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens e a preparação para a próxima edição, em 2026.
Encerrando a romaria, às 18h, será celebrada a Missa de Encerramento no Altar Central, reunindo os fiéis para um último momento de oração e gratidão pela experiência vivida no Santuário Nacional.
Ação Solidária.
Durante o evento, os participantes serão incentivados a contribuir com uma ação solidária, por meio da doação de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. As doações podem ser entregues na Secretaria de Pastoral, na saída da Rampa da Imagem, na Sala das Promessas e nos balcões de atendimento da Família dos Devotos.
A Romaria do Terço dos Homens teve início em 2009, fruto da iniciativa do coordenador de um grupo da cidade de Campestre (MG), que sugeriu a ideia ao então Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Irmão João Batista de Viveiros.
A primeira edição ocorreu em maio daquele ano e reuniu 632 homens. Desde então, a romaria tem crescido significativamente, com um número cada vez maior de grupos se organizando em suas paróquias para peregrinar até a Casa da Mãe Aparecida.