
Trabalhar em uma campanha eleitoral em uma das maiores cidades do Estado de São Paulo foi uma experiência transformadora e enriquecedora.
Os bastidores de uma campanha, via de regra invisíveis ao público, envolvem uma complexa coordenação de esforços para produzir discursos, vídeos e materiais que, em poucos minutos, precisam causar impacto e transmitir um resultado impecável.
No operacional e na área de relacionamento, minha atuação se destacou por garantir que os setores da campanha majoritária e proporcional funcionassem de forma integrada. O operacional é responsável por assegurar que todos os setores de uma campanha cumpram suas funções e entreguem resultados no prazo. Já a área de relacionamento faz a ponte entre o marketing e a estrutura política, desarmando conflitos típicos desse ambiente.
Ambas são funções de linha de frente que exigem experiência, maturidade, traquejo social e conhecimento de pessoas.
São Bernardo do Campo, a quarta maior cidade do Estado de São Paulo e a terceira no ranking de exportações, possui grande visibilidade política por ser o berço sindical do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A disputa eleitoral era marcada por uma forte concorrência: o apoio de um prefeito reeleito por dois mandatos, com mais de 70% de aprovação; a força política do governador do estado; e uma indicação do partido do atual presidente da República.
A vitória da campanha, em que estive à frente do operacional, combinou a atuação de grandes players do marketing político, tendo os premiados Juarez Guedes como estrategista da campanha e Bruno Guedes como diretor executivo, uma equipe unida e engajada e também a sólida trajetória de trabalho e conquistas do candidato. Esse esforço conjunto foi fundamental para alcançar um desfecho vitorioso.
* Nascida em Caçapava, Viviane Palmeira é formada em Direito e possui especializações em Gestão de Marketing, Gestão de Crise, Branding e Assessoria Política. Sua trajetória teve início em 2014, ao integrar a equipe de Duda Mendonça em uma campanha para o governo estadual. Desde então, tem trabalhado com grandes nomes do marketing político, acumulando experiência e aprofundando seu conhecimento no setor.
Além de coordenar o operacional e a comunicação entre as equipes durante o período de campanha; Viviane também prestou assessoria junto a Locomotiva Agência de Marketing a candidatos a cargos de prefeito e vereador na região do Vale do Paraíba aplicando estratégias de Branding.