ONÇAS

Bem-vindas! Panteras negras nascem em projeto de Taubaté

Por Leandro Vaz | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Nascimento dos filhotes
Nascimento dos filhotes

O Projeto Selva Viva, em Taubaté, registrou um acontecimento inédito: o nascimento de dois filhotes de onça-pintada melânica, popularmente conhecidas como panteras negras. Esse nascimento raro é especialmente significativo, pois envolve uma espécie ameaçada de extinção.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os filhotes são do casal Suri, uma onça-pintada de coloração tradicional, e Zulu, um macho também da espécie onça-pintada, mas com pelagem escura devido ao melanismo.

Suri e Zulu passaram a conviver juntos em março do ano passado com o objetivo de procriar, como parte dos esforços de conservação da espécie em cativeiro.

De acordo com o Projeto Selva Viva, os filhotes, batizados de Naveen e Tiana, nasceram no dia 11 de janeiro. Apesar de saudáveis, não conseguiram ser amamentados pela mãe e, por isso, estão sob os cuidados da equipe veterinária do projeto de proteção animal.

“O Projeto Selva Viva, em Taubaté, celebra o nascimento dos primeiros filhotes de onça-pintada. Este marco não apenas destaca a importância da conservação da biodiversidade, mas também representa o primeiro nascimento desta espécie no projeto – um evento ainda mais raro, pois os filhotes nasceram melânicos”, informou a instituição.

Atualmente, os filhotes ainda não estão disponíveis para visitação, pois seguem recebendo cuidados especiais. A expectativa é que possam ser visitados a partir do dia 20 de fevereiro.

Comentários

Comentários