BIZARRO

Bagagem com animais mortos e larvas é interceptado em aeroporto

Por Da redacao | São Paulo
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
O homem que aguardava a encomenda não foi detido, pois sua conduta não configurou crime
O homem que aguardava a encomenda não foi detido, pois sua conduta não configurou crime

Uma bagagem proveniente da Nigéria foi interceptada no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, contendo diversos restos de animais, como ratos empalhados, morcegos, camaleões, cabeças de cobra, bagres secos e até mesmo a cabeça decapitada de um cachorro, além de muitas larvas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A detecção ocorreu na tarde de terça-feira (28), quando aparelhos de raio-X identificaram a presença de material orgânico na bagagem. A fiscalização foi realizada pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O destinatário aguardava a encomenda fora da área de fiscalização, mas o material foi apreendido e destinado à incineração.

A entrada desses materiais é proibida por questões zoossanitárias, devido ao risco de introdução de doenças e pragas no país. No final de novembro, o Vigiagro de Guarulhos interceptou uma bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa impede a entrada desses materiais orgânicos por questões zoossanitárias, pois, sem o devido tratamento e certificados, produtos de interesse agropecuário podem carregar larvas, insetos ou outros microrganismos com potencial de introduzir doenças e pragas no Brasil, comprometendo a produção agropecuária nacional.

Por isso, o ministério recomenda que, sempre que for viajar, o passageiro consulte as listas de restrições do país de destino. O homem que aguardava a encomenda não foi detido, pois sua conduta não configurou crime.

*Com informações de Portal Metrópoles 

Comentários

Comentários