OVALE

Onde houver uma vontade, há um caminho

Por Fernando Salerno | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Diretor-presidente de OVALE
OVALE
Fernando Salerno, diretor-presidente de OVALE
Fernando Salerno, diretor-presidente de OVALE

Desde o seu lançamento, num domingo de Páscoa, no dia 04.04.2010, em editorial de primeira página, este jornal assumiu o compromisso de dar peso igualitário entre as duas plataformas: a impressa e a digital. Depois de 14 anos, com a operação impressa considerada uma operação downstream, por diversos especialistas da indústria da comunicação em todo o mundo, demos um passo, eminentemente, em direção ao futuro e ao mundo 100% digital. É hora de se moldar aos novos tempos e converter-se num esse veículo essencialmente multiplataforma.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

E a razão é simples, matemática e existencial: tínhamos 10.000 assinantes do jornal impresso, em fevereiro de 2024 contra 1.067.267 (um milhão, sessenta e sete mil, duzentos e sessenta e sete mil) leitores/usuários da plataforma digital, em novembro (Fonte: Google Analytics – novembro de 2024). Um universo digital significativamente maior do que o analógico, correspondendo a mais de 100 (cem) vezes o número de leitores digitais em detrimento dos leitores do suporte em papel.

A pergunta que remanesce é simples: Se a indústria de jornais está mudando, e essa mudança está sendo conduzida pelos leitores que apontam que o futuro é digital, qual seria a lógica para não se adaptar aos novos tempos e não se reinventar num cenário digital, preservando o foco de atuação desta empresa no produto impresso? Ela não existe. Nos Estados Unidos, por exemplo, de 2004 a 2022, mais de 2.200 jornais foram encerrados, numa média de dois jornais por semana, segundo relatório divulgado pela Escola Medill de Jornalismo, Mídia e Comunicação da Northwestern University, criando enormes ‘desertos de notícias’ e acentuando as desigualdades econômicas e sociais, diminuindo a participação dos leitores e, consequentemente, aumentando a corrupção. Comprometendo a democracia.

Nós, de OVALE, enxergamos que estamos diante da época mais emocionante da nossa história e da história do jornalismo profissional. A época do digital first, com novas ferramentas, novos modelos de negócio e novas audiências, consubstanciada na construção de uma cultura abarcante de maior inserção, participação e engajamento do leitor. OVALE, mais uma vez, à frente da fronteira da informação, com o seu espírito intrépido e desbravador, se movimenta como um veículo paradigmático no interior do estado de São Paulo e do país.

Catapultamos o número de visualizações no site de 791.913, em fevereiro de 2024, para 2.983.363, em novembro de 2024, um aumento recorde de 276,73%, em menos de 10 meses. Aumentamos o número de jornalistas na nossa redação e estamos produzindo, em média, 1.200 matérias por mês.

 Vamos investir, cada vez mais e com mais ímpeto ainda, nos princípios da independência, da imparcialidade, da pluralidade de ideias e da objetividade jornalística. Tudo isso para que possamos produzir o melhor jornalismo possível, no menor tempo possível, para o maior número de pessoas possível.

Afinal, “Where there is a will, there is a way”-onde houver uma vontade, há um caminho-, OVALE pretende lançar luz sobre as bases do jornalismo regional do nosso país. Que sejamos iluminados nessa nova aventura.

Comentários

Comentários