Um surto de virose está atingindo cidades do litoral do estado de São Paulo, com um aumento de casos registrados no mês de dezembro. Dentre os municípios, estão Guarujá, Santos, Ubatuba e Praia Grande.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Com aumento da quantidade de turistas em razão do verão e das férias escolares e festas de fim de ano, o caso exige atenção redobrada para evitar surtos de doenças de transmissão alimentar.
O Governo de São Paulo, por meio da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) e da Secretaria de Saúde, informou que está monitorando a situação e orientando os municípios sobre medidas preventivas essenciais.
A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água, também participa do monitoramento. Qualquer pessoa que perceber alterações deve comunicar a companhia imediatamente por meio dos canais oficiais.
Investigação.
Os municípios com registros de diarreia aguda estão sendo orientados pela Secretaria de Saúde a realizar investigações epidemiológicas e coletar amostras de fezes dentro de cinco dias após o início dos sintomas.
A coleta precoce é crucial para identificar o patógeno responsável por eventuais surtos, e o acompanhamento da situação de saúde deve ser intensificado durante o período de calor.
Além disso, a pasta enfatiza a importância da prevenção de doenças transmitidas por água e alimentos, alertando para cuidados extras com a higiene pessoal e a qualidade dos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.
A atenção com a saúde deve ser redobrada, principalmente com o aumento das temperaturas. Outro ponto de alerta é a qualidade da água do mar nas praias.
A Cetesb disponibiliza informações sobre a balneabilidade das praias no site oficial e no aplicativo gratuito para smartphones. As praias são sinalizadas com bandeiras, e a cor vermelha indica que a água está imprópria para o banho.
A recomendação é que os banhistas evitem entrar no mar quando a praia estiver classificada como imprópria ou até 24 horas após chuvas fortes.
Cuidados.
Para evitar contrair doenças durante o verão, o Governo do Estado orienta a população a seguir estas dicas preventivas:
Evite alimentos mal cozidos
Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados
Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre
Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques
Lave as mãos antes de se alimentar
Tenha atenção redobrada com comidas em self-service
Beba sempre água filtrada
Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida
Sintomas
Fique atento aos sintomas comuns de DTAs, como:
Diarreia
Mal-estar geral
Dor abdominal
Náusea, vômito e febre
Como tratar a virose
Caso apresente esses sintomas, o principal tratamento é a hidratação. Para casos mais graves, a hidratação endovenosa pode ser necessária.
Crianças e idosos, em particular, precisam de atenção especial.
Se os sintomas se agravarem, como evacuações frequentes, dificuldade para se hidratar ou sinais de desidratação, procure um serviço de saúde.