CASOS EM UBATUBA

Governo de SP emite alerta para surto de virose no litoral

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / Prefeitura de Ubatuba
Praia de Ubatuba lotada
Praia de Ubatuba lotada

Um surto de virose está atingindo cidades do litoral do estado de São Paulo, com um aumento de casos registrados no mês de dezembro. Dentre os municípios, estão Guarujá, Santos, Ubatuba e Praia Grande.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Com aumento da quantidade de turistas em razão do verão e das férias escolares e festas de fim de ano, o caso exige atenção redobrada para evitar surtos de doenças de transmissão alimentar.

O Governo de São Paulo, por meio da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) e da Secretaria de Saúde, informou que está monitorando a situação e orientando os municípios sobre medidas preventivas essenciais.

A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água, também participa do monitoramento. Qualquer pessoa que perceber alterações deve comunicar a companhia imediatamente por meio dos canais oficiais.

Investigação.

Os municípios com registros de diarreia aguda estão sendo orientados pela Secretaria de Saúde a realizar investigações epidemiológicas e coletar amostras de fezes dentro de cinco dias após o início dos sintomas.

A coleta precoce é crucial para identificar o patógeno responsável por eventuais surtos, e o acompanhamento da situação de saúde deve ser intensificado durante o período de calor.

Além disso, a pasta enfatiza a importância da prevenção de doenças transmitidas por água e alimentos, alertando para cuidados extras com a higiene pessoal e a qualidade dos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.

A atenção com a saúde deve ser redobrada, principalmente com o aumento das temperaturas. Outro ponto de alerta é a qualidade da água do mar nas praias.

A Cetesb disponibiliza informações sobre a balneabilidade das praias no site oficial e no aplicativo gratuito para smartphones. As praias são sinalizadas com bandeiras, e a cor vermelha indica que a água está imprópria para o banho.

A recomendação é que os banhistas evitem entrar no mar quando a praia estiver classificada como imprópria ou até 24 horas após chuvas fortes.

Cuidados.

Para evitar contrair doenças durante o verão, o Governo do Estado orienta a população a seguir estas dicas preventivas:

Evite alimentos mal cozidos

Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados

Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre

Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques

Lave as mãos antes de se alimentar

Tenha atenção redobrada com comidas em self-service

Beba sempre água filtrada

Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida

 

Sintomas

Fique atento aos sintomas comuns de DTAs, como:

Diarreia

Mal-estar geral

Dor abdominal

Náusea, vômito e febre

 

Como tratar a virose

Caso apresente esses sintomas, o principal tratamento é a hidratação. Para casos mais graves, a hidratação endovenosa pode ser necessária.

Crianças e idosos, em particular, precisam de atenção especial.

Comentários

Comentários