Chegam nesta terça-feira (31) a Brasília os gravadores de voo do jato da Embraer 190, de matrícula 4K-AZ65, que caiu, no último dia 25 de dezembro, próximo da cidade de Aktau, no Cazaquistão. Conhecidos como caixas-pretas, os gravadores são do tipo CVFDR (Cockpit Voice and Flight Data Recorder).
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Os gravadores da aeronave serão examinados no Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo) do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), na capital federal.
O Cenipa é o órgão brasileiro responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado das aeronaves produzidas pela Embraer. Além dos técnicos brasileiros envolvidos na degravação dos dados, o centro da A FAB (Força Aérea Brasileira) receberá investigadores do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia (três de cada país).
O avião da Embraer pertencia à frota comercial da companhia Azerbaijan Airlines e tinha 67 pessoas a bordo, incluindo cinco tripulantes. O jato voava de Baku, no Arzeibaijão, para Grozny, capital da região da Chechênia, no sul da Rússia.
A aeronave acabou desviando da rota original até cair do lado oposto do Mar Cáspio. Segundo agências de notícias internacionais, o jato foi atingido pelas defesas antiaéreas russas, que atacavam drones ucranianos. O acidente aéreo matou 38 pessoas.
Agência.
De acordo com nota da FAB, “ao término dos trabalhos, os dados extraídos serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente em pauta, conforme os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos”.
“Em conformidade com o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional e atendendo à solicitação da Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, o Cenipa receberá três de seus investigadores, além de investigadores convidados por aquele país, sendo três do Azerbaijão e três da Rússia. Todos acompanharão o processo de degravação dos dados, contando com o apoio técnico e especializado dos investigadores do Cenipa, bem como com toda a infraestrutura e tecnologia disponível no Labdata”, informou a FAB.
“Esse trabalho cooperativo, em conjunto com a Aviation Accident and Incident Investigation - Department of the Ministry of Transport of the Republic of Kazakhstan, reforça o compromisso do Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira, com a segurança na aviação e a colaboração entre os países signatários da Convenção”, completou.