ANIVERSÁRIO

Sem feriado, Taubaté completa 379 anos nessa quinta-feira

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/CMT
Vista aérea de Taubaté
Vista aérea de Taubaté

Aniversário
Sem feriado, Taubaté comemora aniversário nessa quinta-feira (5). Em 5 de dezembro de 1645, nascia oficialmente a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, um dos primeiros povoados fundados no Vale do Paraíba.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Sem feriado
Entre 2011 e 2022, o dia 5 de dezembro foi feriado municipal, mas desde 2023 a data não é mais feriado. E desde 2024, o feriado passou para 5 de fevereiro. As duas mudanças foram propostas pelo prefeito José Saud (PP) e aprovadas pela Câmara.

Datas
O dia 5 de dezembro marca a elevação de Taubaté a vila, que ocorreu em 1645. Já o dia 5 de fevereiro marca a elevação de Taubaté a cidade, o que foi oficializado em 1842 – essa segunda data, na visão do governo Saud, seria a da fundação de Taubaté.

Comércio
A lei que havia criado o feriado de 5 de dezembro era de 2011. A revogação da norma era uma demanda antiga da Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), entidade que foi presidida por Saud de 2016 a 2020. Os empresários alegavam que, com o feriado em dezembro, as vendas de Natal eram prejudicadas.

'Equívoco histórico'
Sob a alegação de “reparar um equívoco histórico", Saud propôs "a correção da data de aniversário de Taubaté", passando o feriado que era no dia 5 de dezembro para o dia 5 de fevereiro. No projeto, o prefeito alegou que a proposta foi feita "resgatando estudos de vários historiadores", mas citou apenas um deles, a taubateana Maria Morgado de Abreu, que morreu em 2008 - a filha dela, no entanto, diz que as citações à mãe foram "distorcidas" no texto enviado à Câmara. Mesmo criticado por pesquisadores e historiadores, que sustentam que a data que deve ser considerada a de fundação de Taubaté é o dia 5 de dezembro, o projeto foi aprovado pelos vereadores.

Comentários

Comentários