Câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) flagraram um golpista agindo em agência bancária na região central de São José dos Campos. Ele e uma comparsa foram presos neste domingo (1º) por equipe da GCM (Guarda Civil Municipal).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A corporação foi acionada por um cliente que relatou ter tido seu cartão preso em um caixa eletrônico do Banco Mercantil.
A vítima informou ainda que havia ligado para uma suposta central de atendimento cujo número constava em um cartaz colado ao lado do caixa. Após fornecer seus dados, percebeu que o problema não foi resolvido.
As equipes da GCM verificaram que o cartaz era falso e se tratava de um golpe. De imediato, retiraram os cartazes para evitar que outros clientes fossem vítimas, ajudaram o cidadão a bloquear o cartão e o orientaram a registrar um boletim de ocorrência.
Cerca de 30 minutos depois, os agentes retornaram à agência e constataram que novos cartazes falsos haviam sido colocados.
Câmera.
As informações foram repassadas aos operadores do CSI, que iniciaram a análise das imagens. Durante o monitoramento, foi identificado um homem que entrou e saiu da agência diversas vezes. Em uma dessas ocasiões, ele foi flagrado ao vivo saindo rapidamente do local, entrando em um veículo e partindo em alta velocidade.
Às 12h, no Anel Viário, o veículo foi interceptado pela GCM. Durante revista no automóvel, foram encontrados quatro máquinas de cartão, dois celulares, faca, estilete, alicate, três tubos de cola instantânea, 22 adesivos falsos, 12 papelotes usados para extrair cartões e um aviso falso de ‘caixa indisponível’.
O casal que estava no veículo foi conduzido à Central de Flagrantes de São José, onde o delegado de plantão confirmou a prisão pelos crimes de estelionato.
A Prefeitura de São José dos Campos ressaltou a importância de verificar a autenticidade de informações e cartazes em caixas eletrônicos e orientou a população a acionar imediatamente as autoridades em caso de suspeita de golpe.