RIO PARAÍBA

Com morte de peixes, CBH-PS cobra Sabesp por qualidade da água

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Cetesb
Técnicos da Cetesb coletam água no rio Paraíba, no Vale
Técnicos da Cetesb coletam água no rio Paraíba, no Vale

O CBH-PS (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) cobra da Sabesp uma atuação imediata para “assegurar a qualidade da água distribuída e proteger a saúde da população” no Vale do Paraíba, após o aparecimento de peixes mortos no rio Paraíba, na região. O rio é fonte de captação de água para a Sabesp.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

“É fundamental que a Sabesp, como responsável pelo abastecimento, atue de forma imediata para assegurar a qualidade da água distribuída e proteger a saúde da população, pois como está o tratamento de esgoto realizada por ela? Acreditamos que o comprometimento da Sabesp é indispensável para superar essa crise hídrica e evitar novos impactos ambientais e sociais”, disse o CBH-PS, em comunicado.

A mortandade dos peixes no leito do rio Paraíba no trecho entre Caçapava e Taubaté acontece desde 15 de novembro.

Na manhã da última quinta-feira (28), o trecho do rio Paraíba em Caçapava amanheceu cheio de peixes mortos e o cheiro, devido ao calor, era intenso na ponte sobre rio, que dá acesso ao bairro Vila Menino Jesus.

A Cetesb informou, por meio de nota, que, além de coletar amostras para análises, as prefeituras e órgãos ambientais foram notificados.

O Comitê disse que “continua acompanhando de perto os recentes episódios de mortandade de peixes e os impactos sobre a qualidade da água destinada ao consumo humano em nossa região”.

“Já cobramos medidas da Cetesb, que intensificou as fiscalizações, e conseguimos a autorização da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) para ações voltadas à melhoria das condições dos corpos hídricos afetados.”

E completou: “O CBH-PS reforça seu compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos e continuará monitorando todos os desdobramentos para garantir soluções que protejam nossos rios e promovam a segurança hídrica na região”.

Comentários

Comentários