TEMPO SEVERO

Chuva forte chega a Cruzeiro, com vento, raios e granizo

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Tempo fechado em Cruzeiro
Tempo fechado em Cruzeiro

Após a Defesa Civil do Estado alertar para tempo severo no Vale do Paraíba a partir desta sexta-feira (18), a chuva forte chegou à região de Cruzeiro, às 15h, com vento, raios e granizo. A chuva também atinge municípios vizinhos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O aviso foi dado pelo órgão, que monitora a situação das chuvas em todo o estado de São Paulo. A Defesa Civil emitiu alerta para fortes rajadas de vento, chuva forte e com descargas elétricas e altos acumulados de chuva para toda a região. A previsão é de rajadas de vento de 70 a 90 km/h, de acordo com o Climatempo.

A propagação de um sistema de baixa pressão associado com uma frente fria muda o tempo no fim de semana, provocando chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas.

A Defesa Civil estadual alerta que os maiores acumulados devem acontecer nas cidades da Serra da Mantiqueira, com até 200 milímetros entre sexta e domingo (20). No Litoral Norte são esperados 150 milímetros e, nas demais cidades da região, até 100 milímetros. Cada milímetro de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado.

Entre a tarde e o decorrer da noite, a atuação da baixa pressão, associada com a aproximação da frente fria, deve provocar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo.

Sábado.

No sábado (19), a propagação da frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo fechado e chuvoso ao longo do dia, o que impede a elevação das temperaturas.

As mínimas oscilam em torno dos 16°C e as máximas não devem superar os 22°C, com índices de umidade acima dos 80%. A continuidade das chuvas eleva o risco para formação de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.

A preocupação no sábado não é tanto com a ventania e raios, mas com uma chuva prolongada,  que vai se estender por muitas horas consecutivas e que poderá causar alagamentos nos centros urbanos.

Comentários

Comentários