Para o segundo turno, o horário eleitoral gratuito e as inserções de propaganda no rádio e na TV voltaram a ser exibidos nessa sexta-feira (11).
Na retomada da propaganda eleitoral em Taubaté, o ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos) destacou a "experiência" para governar a cidade. Já Sérgio Victor (Novo) defendeu "um novo caminho" para o município.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno, dessa vez a distribuição do tempo de propaganda será igualitária entre os candidatos. Ou seja, a cada bloco de 10 minutos, cada postulante terá 5 minutos. No primeiro turno, dos 10 minutos de cada bloco, Ortiz teve 3 minutos e 30 segundos, e Sérgio, 28 segundos. A propaganda eleitoral no rádio e na TV segue até o dia 25. O segundo turno será no dia 27.
Ortiz.
Na primeira propaganda do segundo turno, Ortiz disse que "agora começa um novo momento, onde a experiência é ainda mais importante", e tentou vincular a imagem de Sérgio ao atual prefeito, José Saud (PP), que foi o menos votado do primeiro turno. "Taubaté já viveu e aprendeu com o atual prefeito que não dá para arriscar. Não dá para imaginar Taubaté passar por tudo isso de novo. Empresário, jeito de bem sucedido, mas sem nenhuma experiência para administrar Taubaté".
Exibindo fotos de Saud e Sérgio, a propaganda disse ainda que "Taubaté quer experiência e resultados comprovados. Não dá para errar de novo, como na última eleição, e arriscar tudo mais uma vez". "Vamos recuperar o tempo perdido pela falta de experiência e colocar nossa cidade mais uma vez nos trilhos", completou Ortiz.
O candidato do Republicanos voltou a inflar dados da gestão dele, dizendo que fez quatro novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), quando na verdade foram apenas duas, e que construiu mais de 3 mil unidades habitacionais, quando o número correto é de cerca de metade disso.
Ortiz afirmou que, se for eleito, irá construir uma nova UPA na parte alta da cidade, irá fazer uma nova sede para o HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté), irá "retomar" a Operação Delegada, reduzir a tarifa de ônibus para R$ 3 e fazer a Fábrica de Cultura 4.0 "para qualificar nova juventude em tecnologia e preparar para os empregos do futuro".
O ex-prefeito ainda apareceu ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que afirmou que irá ajudar Ortiz a construir a nova sede do HMUT e a reforçar o efetivo da Operação Delegada.
Sérgio.
Sérgio aproveitou o tempo maior de propaganda para se apresentar ao eleitor e falar da atuação como deputado estadual. "Trouxe mais de R$ 20 milhões para Taubaté para as áreas de educação, segurança e saúde".
A propaganda começou dizendo "taubateano pode esperar a sua vida vai mudar" e que a cidade "clama por um novo caminho". Sérgio também fez críticas a Ortiz e mirou os eleitores dos candidatos derrotados no primeiro turno. "Os últimos prefeitos deixaram a cidade endividada, e eu não faço promessas vazias. É hora de dar um choque de gestão", disse. "A gente viu a maioria dos candidatos criticando assertivamente o ex-prefeito [Ortiz]. Então, imagino que os eleitores que escolheram, que votaram neles, também querem um caminho diferente para a cidade".
Sérgio exibiu vídeos em que Ortiz dizia, em 2012, que o hospital universitário receberia grande investimento, e na eleição desse ano, afirmando que irá construir uma nova sede para o HMUT. O candidato do Novo afirmou que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) "demorou seis anos para ser entregue" e não ficou pronto no governo do ex-prefeito. "Imagina quanto tempo a gente vai esperar pela construção desse novo hospital que estão prometendo", disse. "Taubaté é uma das cidades que tem o menor número de leitos por habitante aqui na nossa região".
A propaganda encerrou dizendo que Sérgio tem "um time experiente" e que é "um jovem experiente". "Taubaté precisa de gente com coragem para fazer a boa política", disse o candidato do Novo. "É loucura esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas escolhas".