A final do Campeonato Paulista de Basquete entre São José x Franca, que começa na segunda-feira (7), é mais um capítulo na história de rivalidade entre as duas equipes. Afinal de contas, em 1980, o time da região, quando ainda era o Tênis Clube, foi campeão estadual pela primeira vez em final contra os francanos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Na oportunidade, também disputou uma série melhor de três partidas, que aconteceram no início de 1981. No jogo 1, o Tênis Clube venceu em casa por 92 a 78, mas no jogo 2, no Pedrocão, os joseenses perderam por 70 a 68.
Contudo, no dia 3 de fevereiro de 1981, no jogo de desempate, o Tênis Clube de São José dos Campos venceu por 78 a 71, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na oportunidade, mais de 9.000 torcedores estiveram presentes ao local. E os joseenses eram comandado pelo técnico Edvar Simões, quando o Zé Geraldo foi o principal cestinha da equipe na final, com 21 pontos.
No ano seguinte, o São José novamente foi campeão, mas não houve final, apenas um pentagonal, onde Franca também esteve na disputa. E o Tênis Clube fechou com um ponto a mais que o Monte Líbano, vice-campeão naquele ano.
Agora, o torcedor joseense espera repetir o feito de 1980 e vencer o primeiro jogo, segunda, às 20h, na Farma Conde Arena, é essencial. O segundo jogo acontece no dia 9, em Franca, a partir das 20h, e um possível terceiro jogo será no dia 10, no mesmo local e horário, já que os francanos possuem melhor campanha.