A Defesa Civil do Estado estendeu até o próximo sábado (14) o alerta para a possibilidade de queimadas no Vale do Paraíba, que enfrenta período sem chuvas, de forte calor e baixa umidade relativa do ar (URA).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que temperatura chegue a 36°C na região, até o próximo fim de semana, mantendo a sensação de “clima de deserto”. Mesmo na Serra da Mantiqueira, as máximas devem beirar os 30°C.
De acordo com o órgão estadual, os próximos dias continuarão quentes e secos, o que aumenta a possibilidade de incêndios. Atualmente, há focos ativos de queimadas em Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.
“Nos próximos dias, o Estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista”, informou a Defesa Civil.
“Como o tempo estará seco, os índices de URA devem cair no período da tarde, aumentando o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea. Por conta desse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação seca devido ao risco para queimadas”, completou o órgão.