
Prepare o lencinho. Dona Neli, 90 anos, viveu nos últimos dias momentos inusitados nos últimos dias. Moradora do Jardim Morumbi, na zona sul de São José dos Campos, ela teve uma atitude que chamou a atenção nas redes sociais. A idosa estava na calçada de sua casa, quando viu um rapaz estacionar uma bicicleta amarela do outro lado da rua e depois saiu caminhando a pé, deixando a bike.
Dona Neli achou estranha a atitude do rapaz e ficou vigiando a bicicleta até ele voltar, para "ninguém levar embora". Dona Neli disse que pensou até em guardar a bicicleta dentro de sua casa, mas o rapaz não voltou. A cena comovente aconteceu na última segunda-feira (2). A bicicleta em questão é daquelas disponibilizadas pelo aplicativo da Prefeitura, onde ficam várias espalhadas pela cidade, mas dona Neli não sabia disso. Foi quando vizinhos explicaram a condição desse sistema que era utilizado na cidade de São José de que era algo normal, que a bicicleta permanecia na rua mesmo até que uma outra pessoa viesse a utilizar da mesma forma. Depois de explicado, foi aí que Dona Neli saiu de perto da bicicleta e foi cuidar de suas atividades, porém ela ficou durante três horas ali parada junto a bicicleta, aguardando o rapaz voltar, temendo que alguém a roubasse.
Nesta quinta-feira (5), equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) estiveram na casa de Dona Neli para uma homenagem comovente. A bordo de viaturas, os guardas chegaram. “Obrigado pelo exemplo de cidadania que a senhora deu pra gente. Que a cidade tenha muitas pessoas iguais a senhora”, disse o agente.
“O que foi que eu fiz. Ela estava em perigo”, disse Neli. A idosa ganhou flores e um medalha da Romu. Muito emocionada, ela agradeceu. “Coisa mais linda”, disse ela, chorando.