POLÊMICA

'Nunca foi proibido rodeio em São José', diz dono do Vale Rodeio

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Rodeio deve acontecer em São José
Rodeio deve acontecer em São José

Anunciado no começo do mês com grande repercussão, o Vale Rodeio Show causou expectativa pela grade de shows com Ana Castela e Gusttavo Lima, e polêmica com a possibilidade de não poder acontecer eventos de rodeios com animais em São José dos Campos. Defensores da causa animal afirmam que festas do tipo não são permitidas. Para os organizadores, a lei em vigência não impede Vale Rodeio. O Vale Rodeio Show deve acontecer nos dias 20 e 21 de setembro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

“Ela (a lei) foi do meu amigo Luiz Paulo Costa, que fez em 92. Começamos em rodeio, em 1989. São José já era uma cidade muito grande, e tinha muito área rural. O pessoal fazia o rodeio em si, que não era profissional, e se juntava para fazer até com maus tratos. Aí o Luiz Paulo fez essa lei. Tinha sim a proibição de rodeio, de vaquejada, mas que causasse maus tratos animais”, disse José Luiz Nunes, que é idealizador do Vale Rodeio, em entrevista ao podcast Pelo Bem de São José.

“Todos os eventos que fosse trabalhar tinha que ter autorização da Prefeitura”, afirmou.

A lei citada por José Luiz é datada de 17 de março de 1992. A Câmara Municipal aprovou e o prefeito na ocasião, Pedro Yves, sancionou.

O documento tem interpretação diversa. E uma delas é levada pelos organizadores do Vale Rodeio. Em seu primeiro 1º artigo, o projeto diz “é proibida a realização de rodeio, touradas ou quaisquer outras atividades similares que provoquem maus tratos, crueldade ou sacrífico de animais”.  Mas no 2º artigo, que é o que se baseia os organizadores, fala que “para a realização de rodeios, touradas ou quaisquer outras atividades similares, não incidentes na proibição estabelecida no artigo primeiro desta lei, ficam seus promotores obrigados a apresentar os exames de anemia infecciosa dos equinos e atestado de vacinação contra aftose dos bovinos, assim como providenciar a presença e supervisão de médico veterinário durante a realização destes eventos”.

José Carlos Nunes afirmou que todos os cuidados serão tomados pelos organizadores do Vale Rodeio. O evento deve acontecer na Arena Vale Fest, no Jardim Limoeiro, em São José dos Campos. "Nunca foi proibido rodeio em São José, é um mito", disse o organizador.

Procurada a Prefeitura de São José dos Campos afirmou que “o processo sobre realização do evento está sendo analisado pela Prefeitura”.

Comentários

Comentários