PESQUISA OVALE

Raio-x mostra Cury e Anderson empatados em faixas do eleitorado

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Montagem feita com fotos de divulgação
Eduardo Cury (PL) e Anderson Farias (PSD)
Eduardo Cury (PL) e Anderson Farias (PSD)

O ex-prefeito Eduardo Cury (PL) e o prefeito Anderson Farias (PSD), que estão em empate técnico na liderança das intenções de voto para a Prefeitura de São José dos Campos, segundo levantamento OVALE/Ágili Pesquisas, mantêm essa igualidade, dentro do limite da margem de erro, tanto entre homens quanto entre mulheres, em todas as faixas etárias e em quase todos os níveis de escolaridade.

Por sexo, Cury tem 29,6% entre os homens e 31,1% entre as mulheres. Já Anderson atinge 30,9% e 23,9%, respectivamente - a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Pela faixa etária, Cury tem 28,2% e Anderson 21,8% entre os eleitores de 25 a 34 anos - é a maior vantagem numérica a favor do ex-prefeito. Já Anderson tem 19% e Cury 14,3% entre aqueles de 16 a 24 anos - é a maior vantagem numérica a favor do prefeito.

Por escolaridade, entre eleitores com ensino médio, Cury tem 28,8% e Anderson 25,2%. Entre aqueles com ensino superior, Cury tem 26,7% e Anderson 34,1%. Apenas entre os entrevistados com ensino fundamental a diferença supera o limite da margem de erro: Cury atinge 42,6% e Anderson 22,3%.

Por localidade, Cury aparece à frente na região sul (38,6% a 23,3%) e em São Francisco Xavier (42,9% a 14,3%). Já Anderson lidera no Centro (40,4% a 25,5%). Nas regiões norte, leste, sudeste e oeste há empate técnico.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 600 eleitores entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-08177/2024.

Candidatos.

Dr. Elton (União) vai melhor entre as mulheres (12,6%) do que entre os homens (10%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 16 a 24 anos (14,3%) e o pior entre aqueles de 60 anos ou mais (7,9%). Atinge 14,5% entre os entrevistados com ensino médio, mas cai para 3,2% entre aqueles com ensino fundamental.

Wagner Balieiro (PT) vai melhor entre as mulheres (9,1%) do que entre os homens (6,9%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 45 a 59 anos (9,9%), e não foi citado entre aqueles de 16 a 24 anos. Atinge 10,6% entre os entrevistados com ensino fundamental, mas cai para 6,4% entre aqueles com ensino médio.

Toninho Ferreira (PSTU) vai melhor entre os homens (2,1%) do que entre as mulheres (1,3%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 25 a 34 anos (2,6%), e não foi citado entre aqueles de 16 a 24 anos. Atinge 2,1% entre os entrevistados com ensino fundamental e médio, mas cai para 0,6% entre aqueles com ensino superior.

Prof. Wilson Cabral (PDT) vai melhor entre os homens (1%) do que entre as mulheres (0,6%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 16 a 24 anos (4,8%), mas cai para 0,5% na faixa de 45 a 59 anos. Por escolaridade, atinge 1,2% entre os entrevistados com ensino médio, mas não foi citado por aqueles com ensino fundamental.

Pesquisa.

A pesquisa sobre o cenário eleitoral em São José integra o Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que em fevereiro deste ano converteu-se em um veículo 100% digital e anunciou a duplicação do volume de produção jornalística.

Além dos levantamentos eleitorais, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.

Novos levantamentos sobre a opinião do eleitorado de São José serão publicados ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais de OVALE, veículo hoje 100% digital, líder de alcance e engajamento na região, com mais de 1,8 milhão de visitas e 567 mil usuários únicos por mês, de acordo com o Google Analytics.

Comentários

Comentários