ENSINO MÉDIO

Escolas de Lorena, Guará e São José têm maior Ideb do Vale

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Cotel de Lorena
Cotel de Lorena

Escolas estaduais de ensino médio de Lorena, Guaratinguetá e São José dos Campos registraram os maiores números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023 no Vale do Paraíba, ainda ficando entre as 130 melhores escolas do país.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Com Ideb de 6,7 no ensino médio, o Cotel (Colégio Técnico de Lorena) foi a escola da região com o melhor resultado na avaliação do ensino. A unidade estadual é a 23ª melhor escola do país com relação ao Ideb – a lista compara 14,4 mil escolas brasileiras que tiveram nota no Ideb.

O indicador é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português, o Saeb.

Outra escola técnica estadual, a Etec de Guaratinguetá (Professor Alfredo de Barros Santos), é a segunda melhor escola do Vale na lista do Ideb, com resultado de 6,1. O colégio é o 119º mais bem ranqueado no país.

Com a mesma nota de 6,1, duas escolas estaduais de São José dos Campos aparecem a seguir, respectivamente na 126ª e 127ª colocação nacional: Professora Maria Dolores Verissimo Madureira e Etec Professora Ilza Nascimento Pintus.

A Etec de Caraguatatuba teve nota de 6,0 e ficou na 158ª posição do país, seguida das escolas Etec João Gomes de Araújo (Pindamonhangaba, nota 5,9 e 217º lugar no país), Etec Machado de Assis (Caçapava, 5,8 e 258º) e Etec José Bento Cônego (Jacareí, 5,8 e 264º).

No país, as três escolas de ensino médio com as maiores notas do Ideb são a Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena (MG), que é federal e teve nota 7,8, e duas unidades estaduais: Escola Família Agrícola Padre Eliesio dos Santos (Ipueiras, no Ceará, com Ideb 7,5) e Escola de Aplicação do Recife (PE), com nota de 7,5.

Comentários

Comentários