QUEDA EM VINHEDO

‘Não houve declaração de emergência’, diz Cenipa sobre avião

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
FAB / Divulgação
Gravadores de voo do avião que caiu em Vinhedo
Gravadores de voo do avião que caiu em Vinhedo

Após obter a voz e os dados nos gravadores das duas caixas pretas da aeronave ATR-72 que caiu em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9/8), o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que “não houve em momento algum declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo”.

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A informação é do brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, em entrevista coletiva no domingo (11), no Condomínio Recanto Florido, onde o avião caiu.

“Existem duas caixas-pretas e essa manhã temos a informação de que conseguimos 100% de sucesso para obter as informações de voz e informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam esse trágico evento para a sociedade”, disse Moreno.

Ele ressaltou, porém, que a obtenção destes dados não indica que os trabalhos de extração dos gravadores de voo estejam finalizados.

A partir de agora, investigadores devem ir à Brasília para auxiliar o trabalho do Cenipa e definir uma linha de trabalho. O chefe do centro frisou que eles devem transformar os dados em “informação útil para a sociedade”.

O próximo estágio da investigação pela Força Aérea será a análise de dados relacionados ao voo, ambiente operacional e fatores humanos, além dos equipamentos e da infraestrutura.

Na manhã desta segunda-feira (12), a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou a finalização da Ação Inicial envolvendo a aeronave em Vinhedo (SP), pelos investigadores do Cenipa.

“Desse modo, a investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”, informou a FAB.

Fabricantes.

No último sábado (10), chegaram ao Brasil autoridades e técnicos franceses responsáveis pela fabricação do modelo ATR-72, utilizado pela Voepass em voos regionais. Neste domingo chegam também representantes da empresa canadense Transportation Safety Board, responsável pela fabricação dos motores.

Os motores do avião foram encaminhados Seripa 4 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), na cidade de São Paulo, onde serão armazenados inicialmente. O serviço é uma organização militar da Força Aérea e subordinada ao Cenipa. Neste local, ainda serão realizadas averiguações técnicas para investigar se havia, ou não, alguma irregularidade.

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