Uma das manifestações folclóricas mais antigas e carregadas de simbolismo da região de Jacareí: a Procissão das Almas, acontecerá no próximo sábado (10). Inspirada em uma lenda local, o evento tem início ao lado do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) às 22h e conta com um percurso tradicional pelas ruas da cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A lenda por trás da Procissão das Almas remonta aos tempos em que o cemitério da cidade foi transferido para uma nova localidade. Revoltados com a mudança, os mortos teriam saído de suas sepulturas em uma romaria sombria, caminhando até a nova necrópole, emitindo lamentos e assustando os moradores que ousassem espioná-los. Diz-se que aqueles que eram surpreendidos observando o cortejo recebiam uma vela das mãos de uma das almas penadas. Esta vela, ao se apagar, se transformaria em um osso humano, selando o destino do curioso, que morreria até a próxima procissão.
Desde 2010, a Procissão das Almas é realizada anualmente em agosto, mês em que se comemora o folclore brasileiro.
A participação é livre para todas as idades, e a expectativa é que centenas de pessoas acompanhem o cortejo, que terá início às 23h. A organização reforça que, embora o evento seja marcado por uma atmosfera de mistério e reverência, é uma celebração pacífica e voltada à preservação das tradições de Jacareí.
Serviço
Quando: Sábado, 10 de agosto, concentração a partir das 22h
Onde: Ao lado do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), Jacareí, SP
Entrada: Livre para todas as idades