A RMVale vai terminar as Olimpíadas de Paris com duas medalhas conquistadas, um feito inédito para a região até agora, considerando apenas os atletas nascidos em cidades da região. Afinal de contas, teve o bronze de Rafael Macedo, no judô por equipes, e o bronze de Gabriel Medina no surfe.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
No caso do joseense, a conquista veio na manhã de sábado, quando lutou e venceu sua disputa na categoria até 90 quilos, quando ajudou a equipe brasileira a conquistar o título por equipe sobre a Itália por 4 a 3.
Enquanto isso, Gabriel Medina pegou o bronze nesta segunda-feira (5) após vencer o peruano Alonso Corrêa em prova disputada no Taiti, que recebe a modalidade nesta Olimpíada. O surfista da região faturou sua primeira medalha na carreira e superou a frustração de perder a semifinal para Jack Robinson, da Austrália.
Segunda Olimpíada
Coincidentemente, essa foi a segunda participação olímpica consecutiva dos dois atletas da região. Em 2021, nos Jogos de Tóquio, o judoca de São José dos Campos caiu ainda na primeira luta, em apenas 30 segundos, e se despediu precocemente. Agora, deu a volta por cima em Paris, chegou às quartas de final no individual e ajudou a equipe a levar o bronze.
Por sua vez, Medina também caiu de forma precoce nos Jogos de 2021, quando era um dos favoritos ao ouro. Agora, em 2024, ficou perto da final, mas a falta de onda no momento impediu que fizesse nota melhor e caiu para a disputa do terceiro lugar, quando valorizou bastante o bronze conquistado.
Outros atletas da região
Antes disso, nos Jogos de Tóquio, em 1964, a única medalha brasileira foi no basquete, com o bronze. Na oportunidade, a Seleção Brasileira tinha no elenco o jogador Edvar Simões, nascido em São José dos Campos, primeiro medalhista olímpico da cidade e da região.
João do Pulo, nascido em Pindamonhangaba, ganhou duas medalhas de bronze no salto triplo, uma nos Jogos de Montreal, em 1976, e outra nos Jogos de Moscou, em 1980.