DISPUTA PARTIDÁRIA

União Brasil anula convenção que havia decidido apoio a Ortiz

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Convenções de partidos que apoiarão Ortiz foram realizadas no dia 20
Convenções de partidos que apoiarão Ortiz foram realizadas no dia 20

Em meio a uma disputa interna, o diretório estadual do União Brasil comunicou à Justiça Eleitoral que a convenção realizada no último sábado (20), na qual o partido anunciou apoio à candidatura do ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos) à Prefeitura de Taubaté, foi anulada.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O comunicado à Justiça Eleitoral foi feito na última quarta-feira (24), um dia após o diretório municipal do partido ser inativado. Nessa quinta-feira (25), a juíza Sueli Zeraik Oliveira Armani determinou que o presidente municipal da legenda seja notificado para apresentar manifestação em cinco dias.

Atualmente, no entanto, o partido não tem diretório municipal constituído. Até terça-feira, a legenda era controlada pelos vereadores Richardson da Padaria (presidente) e Boanerge dos Santos (vice-presidente), que são aliados de Ortiz. Na quarta-feira, um novo diretório chegou a ser constituído, mas foi inativado horas depois.

Disputa interna.

Esse diretório que vigorou por poucas horas na quarta-feira era formado por assessores ligados ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite, que é a principal liderança do União Brasil no estado. O presidente estadual do partido, que assinou o ofício enviado à Justiça Eleitoral, é o deputado federal Alexandre Leite da Silva, um dos filhos de Milton.

Como OVALE havia mostrado anteriormente, existe uma disputa intensa nos bastidores para definir quem o partido irá apoiar. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tem mantido conversas com Milton Leite para tentar que o União apoie a candidatura da engenheira Márcia Eliza em Taubaté.

Pelo plano de Valdemar, Milton Leite determinaria a dissolução do diretório municipal do União Brasil em Taubaté e indicaria novos dirigentes, que convocariam nova convenção - dessa vez para oficializar o apoio a Márcia. O prazo para realização das convenções termina em 5 de agosto.

Repercussão.

Desde quarta-feira, a reportagem cobra um posicionamento do diretório estadual do União Brasil sobre o caso, mas até agora não houve manifestação.

Richardson, que foi o presidente municipal do partido até terça-feira, não comentou o ofício enviado pelo diretório estadual à Justiça Eleitoral.

Comentários

Comentários