SHOW OLÍMPICO

Festa do esporte: Jogos começam na capital parisiense

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A cerimônia de abertura dos jogos irá acontecer em barcos no rio Sena
A cerimônia de abertura dos jogos irá acontecer em barcos no rio Sena

Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente nesta sexta-feira (26) na capital francesa, com a festa de abertura. A cerimônia de início da maior competição esportiva do planeta começa às 14h no horário de Brasília (às 19h no horário local), com encerramento da cerimônia previsto para as 18h.

A cerimônia de abertura dos jogos, pela primeira vez na história, não será em um estádio. Este ano, ela está marcada para acontecer em barcos no rio Sena, ponto turístico que corta a cidade de Paris.

VEJA TAMBÉM - 'É uma emoção que não cabe dentro de nossos corações' 

O evento que dá início à competição terá transmissão ao vivo pela TV Globo, Sportv e Globoplay. Os jogos acontecem todos os dias, também com transmissão nos canais da televisão aberta, por assinatura e em plataformas de streaming, incluindo a CazéTV.

De acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional), 1,5 bilhão de pessoas devem acompanhar o evento em todo o mundo, enquanto 326 mil devem acompanhar a cerimônia de abertura diretamente em Paris.

BRASIL
A delegação brasileira é composta por 277 atletas com maioria feminina pela primeira vez na história. Serão 153 mulheres (55%) e 124 homens (45%). 
Atenas 2004 havia sido a mais equilibrada em proporção de gêneros até então, mas a maioria dos atletas ainda era masculina: (50,6%) 125 brasileiros e 122 (49,4%) brasileiras.

VEJA TAMBÉM - 'É a maior felicidade vê-lo representar o Brasil'

Este é o terceiro maior número de atletas do Brasil em uma única edição dos Jogos Olímpicos, atrás de Rio 2016 (462) e Tóquio 2020 (302) e empatada com Pequim 2008.

As maiores esperanças de medalha de ouro para o Brasil são: Beatriz Ferreira – boxe; Rayssa Leal – Skate street; Alison dos Santos – atletismo; Rebeca Andrade – ginástica artística; Filipe Toledo – surfe; Ana Patrícia/Duda – vôlei de praia; Isaquias Queiroz – canoagem; e Martine Grael/Kahena Kunze – vela.

VEJA TAMBÉM - Brasil estreia com vitória e quebra tabu no handebol

Além deles, o torcedor brasileiro deve ficar de olho nos seguintes atletas, que brigam por medalhas: Ana Marcela Cunha – maratona aquática; Vôlei feminino; Mayra Aguiar – judô; Rafaela Silva – judô; e Wanderlei Pereira e Bárbara dos Santos – boxe.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários