TALENTO

Atriz mirim Duda Galvão, de Taubaté, estreia em Hollywood

Por Xandu Alves | Taubaté
| Tempo de leitura: 5 min
Repórter Especial
Divulgação
Duda e o ator francês Jean Renó no cartaz do filme 'Meu amigo Pinguim'
Duda e o ator francês Jean Renó no cartaz do filme 'Meu amigo Pinguim'

Das cantorias, danças e vídeos no quarto para a meca do cinema mundial: Hollywood.

A trajetória meteórica da atriz mirim Duda Galvão, de Taubaté, surpreende até a família, que vai vê-la estrear nos Estados Unidos um filme ao lado do astro francês Jean Renó e da atriz mexicana Adriana Barazza.

Duda tem apenas 11 anos e acumula quatro trabalhos nas telas. Ela começou a carreira aos 9 anos interpretando Rosária, irmã mais nova na fase da infância da dupla Chitãozinho e Chororó, na série “As aventuras de José e Durval” (GloboPlay), dirigida por Hugo Prata. A série foi lançada em 2023.

“Eu me dei o máximo, dei o meu melhor e acabei passando [no teste]. Quando recebi a notícia que tinha passado foi magnífico, porque foi meu primeiro trabalho”, diz a atriz.

A atuação da taubateana chamou a atenção do diretor brasileiro David Schurmann, que a convidou para viver a personagem Lúcia na produção internacional “Meu amigo Pinguim”, contracenando com o ator francês Jean Renó e a mexicana Adriana Barazza. É Duda quem aparece no cartaz do filme juntamente com Renó e o Pinguim.

Internacional.

O filme foi rodado em 2022, no Brasil e na Argentina, e é todo falado em inglês, o que exigiu esforço extra de Duda para aprender o idioma. Ela não falava nem uma palavra em inglês.

“David, o diretor, queria um menino para o papel. Mas ele assistiu a série José e Durval e gostou tanto da Duda que criou uma personagem para ela no filme. Também arrumou uma pessoa para prepará-la no inglês. Em três semanas, ela já estava falando inglês”, conta a mãe da atriz, a pintora Gisele Galvão, 40 anos.

“Foi diferente fazer [o filme]. A questão do inglês eu aprendi em três semanas antes de começar a filmagem. O diretor arrumou um professor e preparador e decorei o roteiro”, diz a atriz mirim.

O filme estreia no dia 10 de agosto em Los Angeles, nos Estados Unidos, e no dia 5 de setembro no Brasil. No país, ele foi gravado em Ubatuba e Paraty. Gisele e Duda devem ir aos EUA para o lançamento da obra.

“Foi uma emoção enorme quando recebemos a notícia de que ela iria fazer o filme”, diz a mãe. A filha acrescenta: “Fico muito feliz de trazer essa imagem para Taubaté”.

Carreira.

Mãe de cinco filhos – quatro meninas e um menino –, Gisele conta que as meninas mais velhas tinham o sonho de ser modelo e atriz. Elas começaram a participar do projeto Passarela, que revela talentos no país, mas não quiseram continuar.

Com seis anos, Duda se interessou e pediu para fazer o teste. Ainda sem saber ler, a mãe decorou o monólogo com ela e a menina passou no teste. Lá foram mãe e filha para Brasília.

Duda foi aprovada por seis agências e, com a chegada da pandemia, começou a fazer testes on-line, incluindo para a série “As aventuras de José e Durval”. “O diretor gostou tanto dela que a colocou para fazer a irmã dos meninos. A série foi gravada em 2021, finalizou em 2022 e passou em 2023”.

“Desde pequena ela gosta de cantar e dançar, e ficava gravando vídeos no quarto. Isso é dela. Ela falava que queria ser youtuber. Ela foi se descobrir como atriz na [série] ‘As aventuras de José e Durval’. Ali nasceu a paixão por atuar, que é o que ela mais gosta de fazer. Ela gosta de gravar as cenas. Ela fala que, quando está dentro do set, se esquece de tudo. Ela ama atuar”, derrete-se Gisele.

Matriculada no sexto ano de uma escola pública de Taubaté, Duda por vezes faz aulas remotas por causa das gravações. A mãe garante que a carreira tem apoio do pessoal da escola. “Ela tem carreira, é remunerada e, dependendo do trabalho, às vezes são seis meses de gravação, aí ela faz aulas remotas”, explica Gisele.

Na gravação do filme “Meu amigo Pinguim”, a equipe vinha buscar Duda depois do horário da escola. “Ela tem muita facilidade de decorar texto. Ela lê o roteiro e diz que está na cabeça. Ela guarda tudo”, conta Gisele.

Trabalhos.

Em 2022, Duda protagonizou uma campanha publicitária de Páscoa: ‘Achando o Coelho’, em peça dirigida pela diretora de cinema Kitty Bertazzi, produzida pela O2 Filmes. Duda fez ainda a série ‘Mal me quer’ (Warner), comédia na qual ela interpreta Bruna, filha do casal protagonista, vivido pelos atores Júlia Rabello e Felipe Abib.

Em 2024, a atriz de Taubaté recebeu novo convite do diretor David Schurmann, agora para um filme baseado no livro ‘Por um fio’, do médico e escritor Drauzio Varella. Duda será Fernanda, uma menina que tem câncer. E ela tem mais teste para fazer, para começar em setembro, visando uma série da Netflix, cujo projeto é mantido em sigilo.

Para Gisele, a cada trabalho a filha vai se mostrando no caminho de ter uma carreira consolidada como atriz, para orgulho dela e da família. “É muita emoção vê-la assim. Alegria imensa de vê-la na tela. Na vida real, ela ainda é tímida. Vai perdendo a timidez nos trabalhos".

Sem poder trabalhar por ainda ser criança, Duda precisa de alvará e permissão da justiça para atuar. Em cada trabalho, ela tem um contrato no qual é estipulado o valor do cachê.

Mas a menina, que se mostra cada vez mais convicta dos sonhos, tem metas ambiciosas. “Ela também sonha em investir na carreira como dançarina. E a loucura dela é fazer um filme de terror e ir para a Coreia do Sul. Ela gosta”, conta a mãe.

Futuro.

“Acho que ela vai seguir essa carreira. Ela tem agora a fase de mudança, vai entrar na adolescência. Acho que vai seguir em frente, não só pelo talento que tem, mas é algo que ela gosta muito. Ela diz que está com saudade do set, faz bem para ela. Vai seguir isso, sim”, afirma a mãe.

Segundo Gisele, os irmãos e familiares “curtem a carreira” de Duda, que acaba recebendo atenção extra em razão da exposição. Como mãe, Gisele precisa equilibrar a balança e dar conta da família toda.

“Eles super apoiam a irmã. Ela estar no cartaz [do filme do Pinguim] foi uma alegria imensa. Além de Estados Unidos e Brasil, vai passar na França, Itália, Espanha, Argentina, México, Japão e outros países.”

Nas redes sociais, com quase 4.000 seguidores, Duda divulga fotos com artistas colegas de gravação e momentos marcantes dos trabalhos. Pela alegria da menina, percebe-se que ela vai longe.

Luz, câmera e ação!

Comentários

Comentários