AVIÕES DO FUTURO

Embraer expande para 50 assentos conceito de aeronaves Energia

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Embraer
Conceito de aeronaves sustentáveis Energia
Conceito de aeronaves sustentáveis Energia

A Embraer revelou novos avanços no conceito de aeronaves sustentáveis Energia, durante o Farnborough Airshow, feira aeroespacial na Inglaterra. As novidades incluem a expansão das pesquisas para incluir aviões com 50 assentos, em vez do foco anterior de 30 assentos, e ainda a ampliação das análises técnicas para adicionar abordagens de Turbina a Gás Hidrogênio/Combustível Duplo (GT/DF) – que se somam à exploração de tecnologias Híbridas Elétricas e de Células de Combustível.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A origem desses desenvolvimentos está ligada diretamente ao Grupo Consultivo do projeto Energia da Embraer. O Grupo, que se reúne periodicamente, é formado por uma equipe experiente e qualificada de companhias aéreas, empresas de leasing de aeronaves, fornecedores e outros especialistas em aviação que assessoram a Embraer no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis. 

O Conceito Energia está desenvolvendo aeronaves sustentáveis ??e comercialmente viáveis ??para o futuro com essas contribuições, aplicando a expertise em engenharia da Embraer não apenas em novas tecnologias de propulsão, mas em aerodinâmica avançada, projeto estrutural, integração de sistemas, e no oferecimento de silêncio e conforto superior aos passageiros.

“Continuaremos a explorar as necessidades de nossos clientes e da indústria à medida que os potenciais tecnológicos, a infraestrutura e a regulamentação evoluírem. Prevemos uma possível entrada em serviço do Conceito de Energia na próxima década”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

“Gostaria de agradecer aos membros do Grupo Consultivo por dedicarem tão generosamente o seu tempo e conhecimentos a este importante desafio. Os membros também podem ter a certeza de que ouvimos o que disseram sobre a viabilidade – que é tão necessária em todos os níveis, incluindo todos os aspectos técnicos, econômicos, comerciais e de infraestrutura. A mensagem foi clara: este desafio é muito mais do que o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão”, completou.

A Embraer informou os desenvolvimentos do Conceito Energia, que estão resumidos abaixo:

- Design avançado de fuselagem - asa limpa sem PropWash; avanços em aerodinâmica, projeto estrutural e integração de sistemas

- Conforto superior da cabine

- Silêncio - propulsão traseira, cabine muito mais silenciosa

 

Conceitos Híbrido-Elétricos:

- Central elétrica híbrida paralela, com motores térmicos de próxima geração e pequeno motor elétrico empregado para maximizar a eficiência do motor térmico (fases de decolagem e marcha lenta)

- Eletrificação da propulsão integrada com mais sistemas elétricos de aeronaves

- Bateria pequena e de baixo custo

 

Conceitos de célula de combustível:

- Sistema de propulsão por célula de combustível, com zero emissões de carbono, baixas emissões de gases de efeito estufa, mais eficiente que pequenas turbinas a gás, mas mais pesado, e requerendo gerenciamento térmico complexo

- Instalação avançada de propulsão com estratégias de otimização para gerenciamento térmico de células de combustível, reduzindo peso e arrasto

 

Conceito de hidrogênio/combustível duplo

- Motor de turbina a gás a hidrogênio ou duplo combustível

- Se for duplo combustível: hidrogênio usado para missões típicas e tanques de hidrogênio líquido (criogênico) dimensionados para a missão típica, enquanto JetA/SAF usado para extensão de alcance e reservas

- Se for apenas hidrogênio, tanques de hidrogênio líquido (criogênico) dimensionados para faixa completa

Comentários

Comentários