A Latam Cargo Group ampliou de dois para três voos semanais em sua rota cargueira Miami-São José dos Campos. Agora, além de segunda e quarta-feira, a operação também é realizada às sextas-feiras.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Com o investimento, a capacidade da rota terá um aumento de 50%, podendo chegar semanalmente a mais de 150 toneladas de cargas transportadas dos Estados Unidos para o interior paulista.
“Essa é uma rota cargueira internacional muito importante para São José dos Campos e o interior de São Paulo como um todo, uma vez que facilita a importação de insumos e equipamentos eletrônicos para toda a cadeia industrial do Vale do Paraíba”, disse Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil.
A rota, operada por aeronaves cargueiras Boeing 767-300F com capacidade para transportar mais de 50 toneladas de cargas por voo, completou seu primeiro ano em junho e facilita as importações especialmente de cargas gerais e eletrônicos na região do Vale do Paraíba, uma vez que o aeroporto de Miami é um hub (centro de conexões) que conecta cargas aéreas provenientes de outras localidades nos Estados Unidos e na Europa.
Segundo a Latam, o aeroporto de São José dos Campos é estratégico porque está localizado no coração da região metropolitana do Vale, o segundo maior enclave industrial do Brasil, próximo aos principais centros industriais do estado de São Paulo.
A empresa disse que o aeroporto possui a terceira pista mais longa do estado de São Paulo e um terminal de cargas modernizado. As indústrias aeroespacial, aeronáutica, automobilística, eletrônica e outras de alta tecnologia localizadas no Vale e nas regiões adjacentes são beneficiadas com a rota, com vantagens competitivas como a redução de custos de importação.
Investimento no país.
Em 2023, a Latam Cargo inaugurou as rotas cargueiras internacionais Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdam-Curitiba. Além disso, ampliou de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020, em plena pandemia de Covid-19.
Já em abril de 2024, a afiliada de cargas do grupo Latam duplicou sua capacidade na capital paraense com a inauguração da rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus. A empresa também ampliou de 6 para 9 voos semanais suas operações cargueiras para Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, um aumento de 30% na capacidade em relação ao ano anterior.
No mesmo mês, deu início à rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, sendo a única companhia aérea a realizar esta rota que facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina e abre portas para o comércio do mundo com o Brasil.
Já em maio deste ano, a Latam Cargo inaugurou a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril.