JOSÉ LUIZ

Carlos Alberto Rodrigues: uma trajetória de ouro

Por Marcos Eduardo Carvalho (interino) | Colunista social
| Tempo de leitura: 2 min
Gilberto Freitas/Divulgação
Carlos Alberto Rodrigues: uma trajetória de ouro
Carlos Alberto Rodrigues: uma trajetória de ouro

Carlos Alberto Rodrigues, figura ímpar na era de ouro do futebol brasileiro, eternizou-se como um dos grandes volantes da história. Vestindo a camisa tricolor do São Paulo Futebol Clube nas décadas de 60 e 70, conquistou a admiração de craques como Pelé, que o considerou o marcador mais leal que já enfrentou. Ao lado de Gerson e Pedro Rocha, formou um meio-campo antológico no Morumbi, cravando seu nome na memória dos torcedores.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Na última sexta-feira, dia 12 de julho, a rica biografia de Carlos Alberto foi celebrada em um evento grandioso no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos. A escolha da cidade para o lançamento não foi por acaso: desde que pendurou as chuteiras, Carlos Alberto fixou residência neste município, onde seus filhos, Adriana e Juninho Rodrigues, construíram uma rede de negócios e um sólido círculo de amizades.

Personalidades ilustres da sociedade joseense prestigiaram o concorrido evento, entre elas o ex-jogador Buião, que também marcou época em clubes como Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo. Buião e Carlos Alberto Rodrigues atuaram juntos no futebol paranaense.

A capa do livro ostenta uma foto rara: Pelé no chão, tentando desarmar o volante durante uma partida do Campeonato Brasileiro de 1973. Mais do que defender com maestria as cores do São Paulo, onde foi bicampeão paulista em 1971/72, Carlos Alberto Rodrigues também vestiu as camisas de Grêmio de Porto Alegre, Colorado (atual Paraná Clube), Athetico Paranaense de Curitiba, Santa Cruz do Recife, Uberaba, XV de Novembro de Piracicaba e Taubaté Esporte Clube.

O lançamento da biografia também marcou a comemoração dos 77 anos do ex-craque, completados justamente no dia 12 de julho. A obra, com 258 páginas, é de autoria do escritor curitibano Josias Lacour, que acompanhou de perto a trajetória profissional de Carlos Alberto como repórter esportivo e nutre uma amizade com a família do ex-jogador há mais de 45 anos.

Narrada em terceira pessoa, a biografia acompanha a vida de Carlos Alberto desde o seu nascimento em São Miguel Paulista até os dias atuais. As páginas revelam histórias inéditas dos bastidores do futebol brasileiro, especialmente nos anos que antecederam e sucederam o tricampeonato mundial da Seleção Brasileira.

Fotografias de times e jogadas protagonizadas por Carlos Alberto Rodrigues ao longo de mais de 20 anos de carreira enriquecem o livro. Após pendurar as chuteiras, o ex-jogador dedicou-se à carreira de treinador.

Publicado pela Editora Instituto Memória, o livro "Carlos Alberto Rodrigues" pode ser adquirido através do site da editora Centro de Estudos da Contemporaneidade - Cesta de Compras (institutomemoria.com.br) A editora garante o envio do exemplar para o endereço cadastrado pelo comprador.

Comentários

Comentários