
O CenterVale Shopping, de São José dos Campos, suspendeu a atração do parque ‘Gato Galáctico’ após polêmica envolvendo o youtuber Ronaldo Souza, acusado de fazer apologia ao nazismo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O parque que é de propriedade do youtuber Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galáctico, que produz conteúdo para o público infantil nas redes sociais, que possui mais de 18 milhões seguidores só no Youtube.
O CenterVale informou a OVALE que “suspendeu a instalação da atração até que o fato seja apurado”, após repercussões negativas sobre o youtuber que se envolveu em uma polêmica após compartilhar uma publicação em que, supostamente, fazia apologia ao nazismo.
POLÊMICA.
O caso ocorreu na última quinta-feira (27), quando Ronaldo fez uma publicação no X (antigo Twitter), na qual aparecia tomando leite e defendendo a "legalização do leite cru". "Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menor sentido ser ilegal", comentou o influencer na legenda da foto.
A publicação logo viralizou, com internautas o acusando de fazer uso de símbolos nazistas. O leite puro era ligado aos nazistas como "apito de cachorro", um termo que descrevia mensagens codificadas com teor discriminatório, que são extremamente utilizadas em comunidades neonazistas e supremacistas, passando uma crença preconceituosa de que somente pessoas brancas poderiam digerir lactose.
OUTRO LADO.
Após o vídeo viralizar, o youtuber decidiu se pronunciar em uma publicação nas redes sociais na última sexta-feira (28). Dizendo que havia sido alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. “Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neonazistas. Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação", revelou.
SHOPPING.
Em nota enviada a reportagem OVALE o Center Vale informou que: "O shopping esclarece que, por conta da repercussão dos últimos dias, resolveu suspender a atração até que o fato seja apurado. O shopping ressalta ainda que não compactua e repudia qualquer forma de discriminação e discursos de ódio e reforça o compromisso em promover entretenimento qualificado e com toda segurança necessária".