JOSÉ LUIZ

Exposição convida público a relembrar memórias de infância

Por Marcos Eduardo Carvalho (interino) | Colunista social
| Tempo de leitura: 2 min
Julio Rocco/Divulgação
Exposição convida público a relembrar memórias de infância
Exposição convida público a relembrar memórias de infância

O Museu FAMA – Fundação Marcos Amaro – juntamente com o artista Renato Gosling, inaugura a exposição individual intitulada “A Verdade sobre a Nostalgia”. Curada por Jhon Voese, a exposição terá início em 6 de julho e permanece em exibição até 29 de setembro de 2024, em Itu, interior paulista.

"A Verdade sobre a Nostalgia" mergulha nas profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a intersecção entre o passado e o presente através das obras de Gosling. Reconhecido por sua habilidade em capturar a essência da experiência humana, Gosling apresenta uma série de trabalhos que evocam sentimentos de nostalgia, mas também questionam a natureza da memória e da identidade Brasileira.

Segundo Voese, Renato procura problematizar a nostalgia, colocando em cheque lembranças de um passado que normalmente idealizamos. As obras partem de uma conexão afetiva, mas rapidamente chacoalham os espectadores ao apontar pontos de crítica.

“As obras em giz, por exemplo, evocam discussões formais, plásticas, um experimentalismo intuitivo do artista e do visitante, mas também nos levam para dentro de salas de aula que ainda se utilizam deste material, o que reflete certa precariedade em meio à era de novas tecnologias de comunicação. Seja como tecnologia antiga de comunicação, ou como meio lúdico na mão das crianças, o giz de calcário, está intimamente conectado com diversas gerações ainda hoje”, explica o curador.

Voese colaborou com Gosling na seleção das obras que compõem a exposição, criando uma narrativa visual coesa que guia os espectadores por uma jornada única e emocionante. O espectador irá se deparar com séries nas quais o artista se apropria de objetos e de imagens, furtando-lhes o significado original e usando de traquinagens como maquiar bois e lhes dar colares de doces, ou criando cenas com fósforos animados que aliviam o ar com certa espirituosidade.

ABERTURA: 06 de julho de 2024

ENCERRAMENTO: 29 de setembro de 2024

LOCAL: FAMA – Fundação Marcos Amaro

Comentários

Comentários