AVIAÇÃO

Holanda e a Áustria anunciam compra de 9 aviões C-390 da Embraer

Por Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
C-390 da Embraer
C-390 da Embraer

A Holanda e a Áustria anunciaram a aquisição conjunta de nove aviões de transporte militar C-390 da fabricante brasileira Embraer.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O Ministério da Defesa holandês já tinha planos de substituir os quatro aviões C-130 Hercules, que estão obsoletos. Viena juntou-se recentemente ao projeto.

Com a parceria, segundo o Luchvaartnieuws, a entrega das novas aeronaves sofrerá um pequeno atraso. Mas, em contrapartida, a Embraer garantiu um preço mais baixo aos compradores, segundo informou o secretário de defesa em exercício, Christophe Van der Maat, em uma carta ao Parlamento.

A defesa holandesa espera receber os novos aviões de transporte alguns anos mais cedo, uma vez que o fim de vida útil de suas aeronaves se aproxima e os modelos multifuncionais são amplamente utilizados em regiões de conflito mundial.

Originalmente, a previsão era de que as novas aeronaves seriam entregues entre 2031 e 2033, mas a antecipação para 2026 já havia sido acordada. Esse prazo não será cumprido devido ao prolongamento das negociações, segundo informou Van der Maat.

Agora, espera-se que o primeiro avião seja entregue no final de 2027. Até o final de 2029, um total de cinco novas aeronaves deverão ser fornecidas.

Os custos do projeto chegam a 1,7 bilhão de euros, valor que está dentro da faixa previamente comunicada ao Parlamento. O plano de aquisição dos C-390 foi anunciado pela primeira vez em 2022.

O Ministério da Defesa mostrou-se satisfeito com a participação da Áustria, que comprará quatro aeronaves. Além do preço mais baixo, a parceria é benéfica por resultar no uso do mesmo equipamento pelos dois países. Isso permitirá uma maior colaboração e troca de experiências e peças.

Comentários

Comentários