ACIDENTE

Avião cai no aeródromo de Bauru e mata piloto; VÍDEO

Igor Reis, 51 anos, e sua aeronave 'Barão Vermelho' participaram do Arraiá Aéreo no último fim de semana

10/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Jornal da Valinhos

Igor Reis não resistiu aos ferimentos após a queda do 'Barão Vermelho'
Igor Reis não resistiu aos ferimentos após a queda do 'Barão Vermelho'

Um avião biplano monomotor, vermelho e branco, conhecido nacionalmente como 'Barão Vermelho', pilotado pelo igualmente famoso Igor Reis, caiu logo após a decolagem na manhã desta segunda-feira (10), no aeródromo de Bauru. O piloto, que tinha 51 anos, morreu carbonizado. A queda da aeronave, ocorrida por volta de 9h20, teria sido de bico, segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O piloto, integrante da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (Acro Brasil), e sua aeronave Acro Sport 2 foram uma das atrações do “Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações”, considerada uma das maiores festas de aviação do País, organizada pela Fundação Astronauta Marcos Pontes (AstroPontes) em parceria com a Prefeitura de Bauru. O evento foi realizado na cidade neste final de semana.

No boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, consta que Igor voaria para Mogi Mirim na manhã desta segunda-feira. Uma testemunha em solo relatou que, após detectar uma aparente falha mecânica, o piloto conseguiu manobrar o monomotor com o objetivo de retornar à pista e fazer um pouso emergencial, porém, não conseguiu fazer a aterrissagem em segurança.

Ao chegar à pista, a aeronave, que possuía sistema de armazenamento de combustível nas asas, acabou batendo fortemente contra o solo e pegou fogo, provocando a morte de Igor. Além do Samu, foram mobilizados para o atendimento da ocorrência o Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil e representantes do aeródromo.

Igor Reis era natural de Barra Mansa (RJ), atuava como profissional de tecnologia de informação e tinha como hobby a aviação, área em que começou aos 16 anos. Fez instrução no Aeroclube de Campinas, no Aeroporto dos Amarais. Em 2021, passou a fazer aulas de acrobacia para aumentar a segurança de voo. Atualmente, morava em Valinhos e voltava para casa, no momento em que houve o acidente.

Em Bauru, ele estreou no ano passado e manteve, nesta última edição do evento, a apresentação icônica que recria a cena do filme Top Gun, no qual o personagem Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise, pilota uma Kawasaki H2 ao lado de um caça. Neste domingo (9), a exibição fez subir a adrenalina do público presente.

A façanha da qual ele participou surgiu de uma conversa casual entre apaixonados por aviões e motocicletas, que decidiram concretizar esse sonho audacioso. Igor e o piloto da moto, Italo Mendes, rapidamente se voluntariaram. Com a sincronia e determinação, uniram forças para a apresentação que deixa o público sem fôlego.

De acordo com a reportagem do JCNET, o Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) está no local e deu início aos trabalhos para apontar as razões que provocaram o acidente. Segundo Donizete do Carmo, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), responsável pela manutenção do aeródromo, uma peça foi encontrada na pista e será analisada. O objetivo é apurar se ela tem relação com a queda da aeronave.

PESAR

Por meio de nota, a AstroPontes lamentou profundamente a perda do amigo piloto acrosport Igor Reis, enquanto retornava para sua sede. "Ele participou de forma brilhante como voluntário no 9.º Arraiá Aéreo, que aconteceu durante o final de semana, 8 e 9 de junho no aeródromo. Sua alegria contagiante e sua disposição constante em ajudar causas sociais vão ficar marcadas na nossa lembrança. Siga em paz, meu amigo, no seu grande voo", diz o texto assinado pelo senador Marcos Pontes.

A prefeita Suéllen Rosim também publicou nota de pesar em suas redes sociais. “Igor era um piloto experiente e esteve presente em nosso Arraiá Aéreo, onde também participou com incríveis manobras acrobáticas, encantando a nossa festa. Minha solidariedade a toda a família e amigos. Que Deus possa consolar a todos”, lamentou.

Exibição icônica que recria a cena do filme Top Gun (Arquivo Pessoal)
Exibição icônica que recria a cena do filme Top Gun (Arquivo Pessoal)
Aeronave Barão Vermelho exposta nesta edição do Arraiá Aéreo (Mateus Ferreira)
Aeronave Barão Vermelho exposta nesta edição do Arraiá Aéreo (Mateus Ferreira)
Recriação da cena do filme Top Gun, neste domingo (Mateus Ferreira)
Recriação da cena do filme Top Gun, neste domingo (Mateus Ferreira)
Aeronave após a queda no aeródromo de Bauru (Bruno Freitas)
Aeronave após a queda no aeródromo de Bauru (Bruno Freitas)
Igor empunhou bandeira do Brasil fundida com a do Rio Grande do Sul, em homenagem à população gaúcha durante o Arraiá Aéreo (Acro Brasil)
Igor empunhou bandeira do Brasil fundida com a do Rio Grande do Sul, em homenagem à população gaúcha durante o Arraiá Aéreo (Acro Brasil)

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Edson
    10/06/2024
    Combateu o bom combate, terminou a corrida, guardou a fé, descanse em paz ?????
  • João Luís manduca
    10/06/2024
    Fica nossa homenagem ao piloto Igor que ontem fez nossa alegria com suas acrobacias em seu barão vermelho, estava fazendo o que gostava, descanse em paz e obrigado.
  • Jurandir José Lopes
    10/06/2024
    Lamentável. Morreu vivendo seu sonho. RIP