LEGISLATIVO

Ostomizados poderão ser beneficiados com atendimento preferencial

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Caique Toledo/OVALE
Fachada da Câmara de Taubaté
Fachada da Câmara de Taubaté

Projeto
A Câmara de Taubaté aprovou essa semana, em primeira votação, o projeto que visa garantir às pessoas ostomizadas o atendimento preferencial e a utilização das vagas reservadas às pessoas com deficiência em estacionamentos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Preferencial
Pelo projeto, os estabelecimentos de acesso ao público ficariam obrigados a incluir as pessoas ostomizadas nas filas de atendimento prioritário destinadas às pessoas com deficiência. Além disso, o órgão municipal de trânsito ficaria responsável pela identificação e credenciamento dos beneficiários, para fins de uso das vagas reservadas.

Justificativa
No projeto, a vereadora Talita Cadeirante (PSB) afirma que, segundo a Abraso (Associação Brasileira de Ostomizados), a situação em que a pessoa ostomizada vive é um grande trauma emocional, comparável até mesmo a uma amputação, já que a necessidade permanente de equipamentos (bolsa de ostomia) afeta a mobilidade e pode ocasionar em discriminação e preconceito.

Tramitação
O projeto ainda passará por segunda votação, na próxima semana, antes de seguir para análise do prefeito José Saud (PP), que poderá vetá-lo ou sancioná-lo.

Comentários

Comentários