VENDAS NO COMÉRCIO

Vendas do varejo no Vale crescem 6,9% no primeiro trimestre

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Sincovat
Consumidora observa produtos em loja
Consumidora observa produtos em loja

As vendas do comércio varejista na RMVale atingiram R$ 15,4 bilhões nos primeiros três meses de 2024, crescimento real de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado. É o maior faturamento para um primeiro trimestre desde o início da série histórica do levantamento, em 2008.

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A análise é do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região) e foi feita com base nos dados da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), elaborada mensalmente pela FecomercioSP a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

No primeiro trimestre, sete das nove atividades pesquisadas registraram crescimento em relação ao ano passado e cinco delas alcançaram o maior faturamento da série histórica para o período: autopeças e acessórios, farmácias e perfumarias, lojas de móveis e decoração, lojas de vestuário, tecidos e calçados e supermercados.

Do lado negativo, o varejo de materiais de construção e o grupo “outras atividades”, em que predomina a venda de combustíveis.

Em março, o comércio varejista da região faturou quase R$ 5,5 bilhões, com um crescimento de 10% em relação ao ano passado. Foi a maior receita para um mês de março desde o início da série histórica. Assim, no acumulado dos últimos 12 meses, as vendas avançaram 6,5%.

Ainda no terceiro mês do ano, cinco das nove atividades pesquisadas exibiram alta nas vendas com destaque para os supermercados (29,9%), que possuem o maior faturamento e contribuíram com 10,5 pontos percentuais para o resultado geral.

Além dos supermercados, mais três atividades tiveram o melhor março da história: autopeças e acessórios, farmácias e perfumarias e lojas de vestuário, tecidos e calçados.

Do lado negativo, destaque para a queda de 0,5% nas vendas das concessionárias de veículos, interrompendo uma série de 25 meses de resultados positivos na base de comparação anual.

“Esse é o resultado de uma combinação de um mercado de trabalho aquecido, desaceleração inflacionária, ciclo de cortes da taxa Seli, aliado a características específicas de nossa região, que possui uma vocação turística, movimentando vários setores de nossa economia”, disse Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Segundo ele, a tendência é que as vendas continuem batendo recorde na região. “Nos primeiros meses do ano temos uma divisão das atenções, pois há muitas contas a pagar e o consumo acaba diminuindo, principalmente de bens duráveis. Já o segundo trimestre apresenta características que estimulam o consumo, como menos contas de início de ano, o Dia das Mães e Dia dos Namorados, além da chegada do frio”, afirmou.

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