A gastronomia é uma das manifestações mais ricas e diversas da cultura de um povo, ela é o reflexo da nossa família, da nossa comunidade, do nosso pais, ou seja, um reflexo de nós mesmos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
As refeições são momentos de socialização e conexão entre as pessoas. A preparação e o consumo de alimentos em conjunto fortalecem os laços familiares e sociais. Jantares em família, encontros com amigos e celebrações são oportunidades para compartilhar experiências, fortalecer relacionamentos e criar memórias duradouras.
E porque esse breve texto? Por que ainda estamos no mês das mães, e passamos por um momento de estar junto com as pessoas. Hoje vou compartilhar uma dessas receitas e na semana que vem, volto comentando alguns restaurantes da região.
Souflé de frango
1/2 litro de leite
200 g de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 gemas
sal a gosto
1 peito de frango
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande picada
2 tomates
1 xícara de chá de salsa e cebolinha
50 g de queijo ralado
2 claras em neve
pimenta a gosto
Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola.Junte a farinha e mexa para se agregarem. Adicione o leite aos poucos, sempre mexendo (para não empelotar). Acrescente as gemas levemente batidas. Mexa até engrossar levemente. Desligue. Agregue o creme de leite e sal a gosto. Incorpore o refogado de frango e as claras batidas em neve com o queijo ralado. Pincele um refratário com manteiga e polvilhe queijo ralado. Distribua o suflê. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 25 minutos.
Refogado de frango:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte os tomates, o frango cozido e desfiado, pimenta e sal. Cozinhe por alguns minutos. Desligue. Acrescente a salsa, cebolinha e queijo ralado (opcional).Se desejar substitua o frango por bacalhau, presunto ou camarão.
Mas não precisamos esperar o dia das mães para preparar o prato que elas gostam, afinal, mãe, é todo dia!
Bom final de semana e bom apetite.