
Um jovem garoto de Nova Friburgo (RJ) tornou-se inspiração para o mundo dos lutadores de karatê, a arte marcial japonesa, por sua força de vontade e por superar obstáculos físicos causados por uma doença rara.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Mesmo enfrentando uma distrofia muscular, doença genética que causa fraqueza progressiva e perda de massa muscular, Bruno Barci, o Bruninho, não desiste do karatê e se tornou campeão PanAmericano , Brasileiro e Estadual de Karatê em 2023.
“Ainda que me falte ar, que falte a força muscular, a força de vontade nunca me faltará. Desistir jamais”, escreveu o garoto em seu perfil no Instagram.
O jovem precisa utilizar aparelho de VNI (Ventilação Não Invasiva) em razão das dificuldades de respiração, por causa do comprometimento da massa muscular, e uma sonda de alimentação que leva nutrientes diretamente ao sistema digestivo, por meio de uma entrada pela barriga.
Com todas essas dificuldades, os vídeos de Bruninho treinando e lutando usando uma máscara e um aparelho de oxigênio viralizaram na internet e levaram lendas brasileiras do MMA a se manifestarem nas redes socais, como Anderson Silva e Minotouro.
“Você é um garoto forte, inspirador. A sua história é inspiradora e você inspira muita gente. Acredita no que eu estou falando e continue firme e forte, continue treinando o seu karatê”, disse Lyoto Machida, bicampeão mundial meio-pesado pelo UFC.
Em postagem na internet, o lutador disse que o vídeo de Bruninho mexeu com ele. “Poxa, você é muito forte. Você é um garoto de espírito, que é o que a gente precisa. Você já é um campeão na sua vida, você já é um grande campeão e saiba disso. A sua missão é inspirar outras pessoas, outras crianças, outros lutadores, outros adultos”, afirmou Machida.
Em postagem no Instaram, Bruninho respondeu ao vídeo do lutador: “Fiquei imensamente feliz em receber esse vídeo do lutador Lyoto Machida. Machida é karateca e lutador de MMA profissional, bicampeão mundial. Sou muito fã dele. Muito obrigado por proporcionar esse momento”.
Também nas redes, o vereador de Niterói Ricardo Evangelista, que divulgou o vídeo de Bruninho treinando e lutando, disse que o garoto superou desafios para lutar.
”Ele encontrou no esporte uma maneira de transformar sua vida. Graças ao seu amor pelo esporte, ele não só escapou de um caminho difícil, mas também encontrou força física e emocional”, disse.
“Apesar dos desafios, Bruninho se tornou um atleta exemplar, ganhando campeonatos e mostrando ao mundo que nada é impossível quando se tem determinação. Mais uma prova de como o esporte pode salvar vidas e inspirar outros a superar seus próprios obstáculos”, completou.