O GTI (Grupo Teatro do Imprevisto) e a Ametista Eventos, de São José dos Campos, promovem até 12 de maio a primeira edição presencial do festival Anima Rede – Teatro de Formas Animadas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Lançado em 2021, em formato online, durante a pandemia de Covid-19, o evento é pioneiro por ser exclusivo deste gênero artístico na cidade, reunindo produções de grupos locais e convidados nas mais variadas expressões, conforme explica o ator e produtor executivo Ricardo Salem: “Prepare-se para mergulhar em um universo do teatro de formas animadas, com bonecos de luva, em miniaturas, teatro de sombras, mamulengo, bonecos híbridos e muito mais”.
Ao todo, serão 14 apresentações, com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para todas as idades, três oficinas formativas e um seminário, todos gratuitos, que serão oferecidos em espaços culturais (Teatro Marcelo Denny, CET e Cine Santana) e públicos da cidade (parques da Cidade e Vicentina Aranha, além da feira do Colonial) e Distrito de São Franscisco Xavier (Praça Cônego Manzi).
Entre os destaques da programação, estão a realização de apresentações e oficinas dirigidas para as comunidades do Banhado, na região central, e bairro de Lavras, na área rural de São Francisco, valorizando a proposta do projeto de promover atividades culturais e artísticas também fora da rota convencional de eventos.
ESPETÁCULOS
“O projeto nasceu com o propósito de fortalecer o teatro de animação na cidade e posicionar o Vale do Paraíba como um polo de criação e fomento ao teatro e formas animadas”, disse Salem.
Neste domingo, a partir das 15h, o Anima Rede terá como palco novamente a comunidade do Banhado, com os bonecos de vara do espetáculo “Rapsódias Banana-da-Terra”, com o grupo Boneco Vivo, classificação: livre. O espetáculo é definido na sinopse como um “folguedo dramático musical, cantado e bailado, com roteiro aberto, atores, atrizes, bonecos, objetos e formas animadas”.
Logo depois, às 16h30, o palco-arena do Parque da Cidade, receberá as caixas cênicas do teatro lambe-lambe do GTI, com o espetáculo livre “Pequenas Histórias”. O público poderá conferir três pequenas e encantadoras histórias, como a do Circo Lambe-Lambe e seus números de variedades, a do Palhaço Tonico e a cobra Odalisca, entre outros.
Em São Francisco Xavier, os espetáculos serão apresentados na praça Cônego Manzi, e na comunidade do bairro de Lavras. No dia 9, a partir das 19h, em Lavras, haverá o teatro de sombras SombrÁfrica, com a Cia. Quase Cinema; já no dia 11, às 15h, será a vez do teatro infantil com fantoches “Canoa, Minha Canoa”, com a Cia. Cultural Bola de Meia. Na praça Cônego Manzi, às 16h30 de sábado (11), o Grupo Tropa do Vale e o espetáculo “Qualquer semelhança não é mera coincidência” fecha a programação no distrito.
Para conferir toda a programação, acesse o perfil do evento no Instagram (@anima_rede).