VICENTINA 100 ANOS

Parque Vicentina Aranha celebra 100 anos com programação especial

Um século de história e cultura é comemorado com atividades variadas, incluindo a inauguração de uma inovadora academia de escalada em árvores

Por Marcelo Rocha | 27/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Foto: Reprodução

Um dos destaques deste centenário é o lançamento da primeira Academia de Escalada em Árvores do Brasil, um projeto da Embaixada da Natureza
Um dos destaques deste centenário é o lançamento da primeira Academia de Escalada em Árvores do Brasil, um projeto da Embaixada da Natureza

O Parque Vicentina Aranha, localizado em São José dos Campos (SP), celebra neste sábado (27) 100 anos de história, um marco que é resultado da visão e dedicação de uma mulher que lutou pela construção de um centro de tratamento para a tuberculose, que se tornou um dos maiores sanatórios da América Latina.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Ao longo do mês de abril, a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), programou uma série de atividades para celebrar o centenário, e neste final de semana, a agenda promete ser ainda mais especial.

Logo no início da manhã deste sábado, acontece a Caminhada das Cores, um desfile vibrante conduzido pelo Maracatu Baque Mulher. Ao final da caminhada, os participantes irão, literalmente, colorir a celebração.

A cerimônia de início das obras de restauração do Pavilhão São João dará início às comemorações do dia do aniversário do Vicentina, na manhã de hoje, a partir das 9h, com uma apresentação cultural do Projeto Guri.

Também no dia 27, às 10h, no Pavilhão São José, será inaugurada uma exposição com 20 obras de arte digital criadas por alunos da Kinoene Arts, inspiradas na arquitetura e na história do Vicentina. A visitação estará aberta de terça a domingo, até o dia 27 de maio.

Ainda no dia 27, às 18h30, ocorrerá o Show Especial de Aniversário do Parque “Vicentina 100 anos” com uma das divas da Música Popular Brasileira, que acumula grandes sucessos em mais de 45 anos de carreira.

No dia seguinte, 28, às 10h30, encerrando a programação, a Orquestra Joseense apresentará um concerto em celebração ao centenário do Vicentina e em homenagem ao Choro, o mais novo Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, que também é comemorado em abril, mês do nascimento do compositor Pixinguinha.

Confira a programação completa deste sábado (27):


9h - Cerimônia de início da restauração do Pavilhão São João

9h - Vicentina de Portas Abertas 9h - “Na Rua, As Peripécias do Mímico Andarilho” com Milongas Sentimentais

9h - Bordando no Vicentina

9h - Caminhada das Cores com Maracatu Baque Mulher

10h - Exposição “Vicentina 100 Anos”

10h - Aula Aberta de Yoga

10h - Arte e Educação Ambiental com Ari Pereira

10h às 19h - Feirinha de Artes Vicentina

10h às 19h - Feirinha Livregrafia: Literatura e Artes Gráficas

10h às 19h - Feirinha Verde Vicentina

10h30 - Clubinho de Leitura Especial: Chorinho para o Bebê

10h30 - Solene Celebração Eucarística em ação de graças pelos 100 anos do Vicentina

11h - Espetáculo Do Luxo ao Lixo

12h e 13h - Declare Seu Amor ao Vicentina com Fernanda Segolin (acima de 16 anos)

13h - Música com D4lmata

14h - Música com Grupo Conversa Afiada

15h - Música instrumental com Wannie Ramos “in Bossa Nova”

18h30 - Show Especial de Aniversário do Parque “Vicentina 100 anos”

28 de abril (domingo)


9h - Piquenique Literário: Dor Fantasma, de Rafael Gallo

9h às 13h - Feirinha Livregrafia: Literatura e Artes Gráficas

9h às 13h - Feirinha de Artes Vicentina

9h às 13h - Feirinha Verde Vicentina

10h - Modo Brincar Especial

10h20 - Apresentação de Dança com Academia de Dança Cristina Cará

10h30 - Concerto especial em celebração ao centenário e em homenagem ao Choro

NOVIDADE

Um dos destaques deste centenário é o lançamento da primeira Academia de Escalada em Árvores do Brasil, um projeto da Embaixada da Natureza, fruto da parceria entre a AFAC, entidade gestora do Vicentina, e o Centro Ambiental e Edoardo Bonetti (Caeb).

Inspirada no conceito de terapia natural, as escaladas esportivas ou recreativas estão com inscrições abertas para os públicos infantil, infantojuvenil (4 a 17 anos) e adultos (acima de 18 anos). As aulas começam no dia 27 e as informações sobre horário, valores e inscrições podem ser consultadas no site do Parque Vicentina Aranha.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Soares
    27/04/2024
    NÃO TEM UM LUGAR DECENTE PARA FAZER LEITURA E ESTUDAR. Fica esta crítica. Só tem espaço naquelas cadeiras duras lá naquela casa da frente. Deveria ter um espaço para leitura para aproveitar melhor o espaço com conforto e internet. Muito precário demais!. Priorizam as demandas do pessoal da \"cultura\" e esquecem que cultura mesmo se obtem através de livros. Triste isto!.