ADEUS, IRMÃ DULCE

Irmã Dulce Hirata ajudou a criar memorial religioso e casa que acolhe crianças no Vale

Religiosa e ex-diretora do Instituto São José, irmã Dulce Hirata morreu aos 80 anos, na segunda-feira; ela era entusiasta das obras ligadas à congregação de Maria Auxiliadora

Por Da redação | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Irmã Dulce Hirata
Irmã Dulce Hirata

Irmã Dulce Hirata era uma entusiasta das obras das Filhas de Maria Auxiliadora, congregação religiosa que chegou ao Brasil em 1892. Elas fazem parte da obra fundada por São João Bosco e cofundada por Santa Maria Mazzarello. No Vale do Paraíba, irmã Dulce foi curadora do Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, inaugurado em Guaratinguetá em março de 2019.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Ela também contribuiu para a Casa Betânia, obra social ligada à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, da qual a religiosa era membro. A Casa atende diariamente crianças e adolescente de 6 a 15 anos, em Guaratinguetá, por meio de projetos e atividades socioassistenciais, culturais e esportivas, que “traduzem a vivência concreta do Sistema Preventivo de São João Bosco”.

“A gente queira ser bons cristãos e honestos cidadãos”, disse a religiosa sobre o sistema criado pelo santo. Ela dirigiu também, por mais de uma década, o Instituto São José, entre a década de 1980 e o ano de 2003. Trata-se de um dos mais tradicionais colégios de São José dos Campos, que completa 98 anos em 2024.

Irmã Dulce morreu aos 80 anos na segunda-feira (15). A causa da morte não foi divulgada. Após velório e missa de corpo presente, no Instituto São José, o corpo da religiosa foi sepultado no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek, nesta terça-feira (16).

INSPIRAÇÃO

Em março do ano passado, durante visita à Casa Betânia em Guaratinguetá, irmã Dulce conversou com as crianças e jovens atendidos pela instituição e compartilhou uma história inspiradora.

“Dom Bosco, em certa ocasião, adquiriu equipamentos avançados de impressão e os levou para uma feira de ciências e tecnologia”, contou a religiosa.

“Muitos questionaram a decisão de colocar tanta tecnologia nas mãos daquela juventude, mas Dom Bosco sabia o que fazia. Ele decidiu doar aquelas ferramentas como instrumento de profissionalização.”

“Ao conhecermos essa história, sentimos que estávamos trilhando o caminho certo”, disse Tobias Henrique, coordenador de projetos da Casa Betânia, na ocasião da visita de irmã Dulce.

MISSIONÁRIA

Apaixonada pela educação, irmã Dulce também se envolveu com trabalhos marcantes no Instituto São José, como o chamado PEM (Projeto de Espiritualidade Missionária), que recepcionava irmãs salesianas da América Latina, como argentinas, chilenas e uruguaias. Foi irmã Dulce quem promoveu o primeiro encontro do PEM no Brasil.

Em São José dos Campos, durante a acolhida das salesianas latino-americanas, a religiosa falou sobre o projeto, comparando-o a uma grande árvore.

“Para que uma grande árvore continue dando frutos e se desenvolvendo, é de extrema importância que as suas raízes estejam sãs. Numa Congregação grande como a nossa, temos que cuidar de nossas raízes, para cada vez mais, colhermos bons frutos e lindas flores”, afirmou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Josmari Pauletti
    19/04/2024
    E a querida Ir. Dulce, se foi. Assim no silêncio, sem alarde, apenas foi embora. Do jeitinho dela, silenciosa e muito sábia. Voltou para a Casa do Pai depois de cumprir sua grande missão de acolher, evangelizar os jovens e qualquer pessoa que passou pela sua vida. Com certeza, uma grande FMA, que agora está no Paraíso com Deus, no colo de NS Auxiliadora e junto de D. Bosco e Madre Mazzarello. Gratidão sempre Ir Dulce. Descanse na paz eterna de Jesus! ??????????
  • Sylvio José
    17/04/2024
    A amada Irmã Dulce é uma presença preciosa em minha vida! Sua doçura e firmeza, sua influência benfazeja, não diminuirão, mesmo em sua momentânea ausência física! Que seus caminhos sejam de luz!
  • Pedro Luís de Souza Morais
    17/04/2024
    Para mim um exemplo , orgulho em ter compartilhado breve período de minha vida com está boníssima religiosa. Quem conheceu a Irmã Dulce sabe sobre sua dedicação durante toda sua vida à Educação de jovens, sua fé inabalável, de personalidade forte nunca desviou seu caminho de perseverança na fé, amor ao próximo, honestidade e visão de futuro. Uma das melhores Gestoras que o Instituto São José e as Irmãs Salesianas tiveram. Mas Madre Mazzarello e Nossa Senhora Auxiliadora vieram busca la. Festa no Céu.