ENEM DOS CONCURSOS

Vale aguarda o 'Enem dos Concursos'; saiba o que o candidato pode e não pode levar

São José, Caçapava e Jacareí sediarão o Concurso Público Nacional Unificado, atraindo milhares de aspirantes a funcionários públicos

Por Marcelo Rocha | 15/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

(Foto: Reprodução/Internet)

A três cidades irão acolher um total de 13 mil candidatos, com a prova marcada para o dia 5 de maio
A três cidades irão acolher um total de 13 mil candidatos, com a prova marcada para o dia 5 de maio

O Vale do Paraíba está em contagem regressiva para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”. Três cidades da região - São José dos Campos, Caçapava e Jacareí - irão acolher um total de 13.041 candidatos que disputarão as vagas no concurso, com a prova marcada para o dia 5 de maio de 2024.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

As três cidades foram escolhidas como sedes da região pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, seguindo o critério de cidades com mais de 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São José dos Campos lidera com 9.326 inscritos, seguida por Caçapava com 2.389 e Jacareí com 1.326 candidatos.

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA PROVA

O Ministério divulgou nesta segunda-feira (15) uma série de orientações para os candidatos sobre o que podem e não podem levar no dia da prova.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO E DOCUMENTO DE IDENTIDADE

Os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição ao chegar ao local de prova. Este cartão poderá ser impresso a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato. Além disso, é necessário apresentar um documento de identidade original com foto, conforme mencionado no edital.

CANETA PRETA E ROUPAS CONFORTÁVEIS

Os candidatos devem levar uma caneta preta de material transparente e são aconselhados a usar roupas e sapatos confortáveis, já que a prova será aplicada em dois turnos e eles ficarão sentados por um longo período de tempo.

PORTA-OBJETOS E ALIMENTAÇÃO

A Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, fornecerá envelopes porta-objetos para os candidatos que precisem guardar itens como telefones celulares. Os candidatos também podem levar alimentos e água no dia da prova, desde que as embalagens estejam lacradas e as garrafas de água sejam transparentes.

RESTRIÇÕES ELETRÔNICAS

De acordo com o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não. Além disso, os candidatos serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.

CADERNO DE PROVAS

Os candidatos não poderão levar o caderno de provas – em nenhum dos turnos.

TEMPO DE PERMANÊNCIA

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. O candidato que deixar a sala antes desse prazo será eliminado do concurso.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.